DIFERENTES MODOS DE PREPARAÇÃO DOS ALIMENTOS

O modo de preparação dos alimentos influi diretamente no seu teor de gorduras e na quantidade de calorias. Na hora de preparar um alimento deve-se escolher o modo que menos precise de gordura ou óleo. Veja, abaixo, alguns métodos mais utilizados:

 

PASSAR NA CHAPA

Chapa é um utensílio parecido com uma frigideira, porém plano. Se for antiaderente não é necessário o uso de óleo para preparar os alimentos. Dessa forma, reduz-se o valor calórico do alimento.

GRELHAR

Para grelhar o alimento é necessária a grelha (utensílio parecido com uma chapa, porém com sulcos por onde escorre a gordura). Não precisa usar óleo. Por isso é o melhor método de se preparar os alimentos, pois não há o acréscimo de calorias do óleo. Um alimento grelhado, além de gostoso e crocante é uma preparação saudável. Antes de iniciar o preparo, aqueça muito bem a grelha em fogo alto; assim, as proteínas do alimento formam rapidamente uma camada protetora (uma crosta) que retém os sucos nutritivos em seu interior. Dessa forma as maiores partes dos nutrientes permanecem no alimento. Quem não tem grelha pode utilizar uma frigideira para grelhar a carne, o peixe ou mesmo legumes. As frigideiras com teflon são ótimas, pois despensam o uso de óleo. Mas esteja atento, assim que a camada de teflon começar a desprender ou arranhar, está na hora de trocar a frigideira!

REFOGADO

Essa preparação altera pouco o valor nutricional dos alimentos e torna-os mais saborosos.  Refogar é cozinhar em fogo brando com um pouco de gordura, acrescentando-se água quando necessário até que o alimento adquira a consistência desejada. Prefira azeite de oliva ou óleo de canola ao invés de manteiga. O ideal é que o alimento fique al dente, ponto de cozimento que deixa os vegetais cozidos, porém firmes ao mordê-los. Assim, os nutrientes são preservados e o alimento adquire a consistência correta.

 

COZINHAR (COZER)

É um dos métodos mais utilizados. Trata-se de preparar o alimento imerso em água, utilizando-se panela comum ou de pressão. Normalmente o óleo é utilizado em grandes quantidades, porém não é necessário. Pode-se cozinhar uma carne, por exemplo, com pouco ou quase nenhum óleo.

Quando cozinhamos um alimento na água, as vitaminas C e do complexo B se perdem, pois são solúveis em água. Para reduzir essa perda, utilize pouca água no cozimento e adicione o alimento quando a água já estiver fervendo. Uma maneira de repor essa perda é não desprezar a água do cozimento! Reaproveite-a para cozinhar arroz, feijão, macarrão e sopas. Esta água é vitaminada e servirá como fonte alternativa de nutrientes!

Cozinhar no vapor pode ser mais demorado, mas é a melhor opção para quem quer manter a boa forma, a saúde, preservar a cor, o aroma e a textura natural dos alimentos. Você só vai precisar de uma panela própria de cozimento no vapor ou saber improvisar. Para isso basta uma panela (com água) e uma cesta (peneira ou escorredor de macarrão de alumínio ou inox) para ser colocada dentro da panela (bem encaixada) com os alimentos dentro e que tenha orifícios, para permitir a passagem e circulação do vapor da água. A tampa é importante e deve vedar com segurança para evitar a saída do vapor.

 

ASSAR

Para assar um alimento basta levá-lo ao forno. Vale lembrar que para mantê-lo molhado não se deve colocar gordura ou óleo, pois isso irá aumentar as calorias. Uma boa opção é cobrir com papel alumínio e colocar um copo com água dentro do forno enquanto o alimento é assado.

Mas nem tudo que é assado é saudável!

Vários alimentos, mesmo sendo assados, contêm muita gordura e óleos embutidos no alimento! Como exemplo as massas folhadas e as tortinhas que são feitas com grande quantidade de margarina, mas são assadas.

 

FRITAR

É o método em que mais o alimento mais aumenta as suas calorias. Isto ocorre porque ao colocar o alimento dentro da panela cheia de óleo, ele perde água e absorve o óleo. A água não possui calorias enquanto que cada grama de óleo ou gordura possui nove (9) calorias. Se fizer, nunca deixe o óleo queimar e substitua-o regularmente. Antes de servir, utilize papel de cozinha para absorver parte da gordura.

É importante não somente saber escolher o melhor alimento, mas também o melhor método para prepará-lo!

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN4524

 

Fórmula mágica X Hábitos de Vida

Atualmente a grande maioria da população, principalmente brasileira, se encontra acima no peso. Os reflexos dessa situação podem ser vistos nos problemas de saúde associados ao excesso de peso e a má alimentação que vem aparecendo cada vez mais cedo nas pessoas. Doenças que antes tinham maior incidência entre os adultos ou pessoas de mais idade agora também tem freqüência no público infanto juvenil.

A questão com o excesso de peso revela-se assim como uma epidemia tornando-se um problema de Saúde Pública.

Apesar de o momento contar com grande divulgação e propostas de incentivo aos hábitos saudáveis nunca a população mundial teve tanto peso.

E isso tem varias hipóteses, mas neste ensaio vamos nos ater ao pensamento mágico de acreditar que o processo de reeducação alimentar e perda de peso são coisas distintas.

Promessa de formulas mágica e até mesmo alguns procedimentos que visam esta redução de peso e até de medidas sem sendo usadas de forma indiscriminada na tentativa de uma resolução que não exija mexer na alimentação e no acréscimo de atividade física para se alcançar os resultados e no menor espaço de tempo possível, afinal em tempos de globalização tudo é para agora.

Esperar e respeitar limites muitas vezes são vistos, como barreira ou até mesmo sinal de fraqueza.  

Mas a grande verdade é uma só: “NÃO EXISTE MILAGRE NO PROCESSO DE QUALIDADE DE VIDA! SE VOCÊ DESEJA SER SAUDÁVEL PRECISA TER O ESTILO DE VIDA QUE SEJA COERENTE COM SUA ESCOLHA!”

Então se lembre o caminho é alimentação equilibrada e atividade física regular. Ser emagrecido se fosse possível, não teria o mesmo gostinho da vitória, de conseguir ser saudável por mérito próprio.

 Thais Martins Santos

Psicóloga da Clinlife

CRP 04 24 638

COMO DIMINUIR A TENSÃO MUSCULAR?

A modernidade trouxe suas doenças associadas: estresse, depressão que são causas para dor e tensão muscular frequente, especialmente nas regiões da coluna (cervical, torácica, lombar e sacro) e ombros.

A tensão muscular é uma das maiores reclamações ouvidas pelos profissionais da saúde no dia-a-dia, ela é usada como um indicador do estresse físico e emocional e tem como função primária preparar o corpo para uma situação de defesa e fuga. 

Devida à ligação extremamente próxima entre corpo e mente, tensão mental implica em tensão muscular e tensão muscular implica em tensão mental.

FATORES QUE PODEM ESTAR ASSOCIADOS AO AUMENTO DA TENSÃO MUSCULAR

  • Má postura: leva ao encurtamento muscular e estes quando forçados a um alongamento podem causar dor.
  • Bruxismo: ranger ou o apertar dos dentes que podem ocorrer pela contração muscular crônica.

Todos sabem que o exercício físico melhora a saúde, pois ele proporciona sensações de prazer (devido à liberação natural de hormônios que combatem a dor e promovem o relaxamento muscular), autocontrole e, quando praticado regularmente pode mesmo ajudar a controlar o estresse, a tensão muscular e tantas outras doenças crônicas e da pós-modernidade.

Se a alegação for a falta de tempo ou que tempo é dinheiro, praticar exercício físico é o maior investimento na sua saúde e quem não tem tempo para promover a saúde certamente será parado para recuperar a saúde.

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG

Hábitos e Atitudes para a Saúde Mental

Estamos na era em que mais se fala sobre a saúde mental, seja pelo aumento da expectativa de vida das pessoas pelos fatos históricos como a  resolução psiquiátrica, seja pelas  evoluções da ciência na área do cérebro. O que é de fato interessante é que a cada dia estamos mais interessados em formas de manter e promover a nossa saúde mental. Um dos requisitos para este estado tem haver com o controle das  emoções, atitudes e pensamentos.

Em função vamos relacionar abaixo alguns hábitos e atitudes que podem estar influenciando a sua saúde mental:

1. Delegar ao outro a responsabilidade por sua felicidade

As pessoas que delegam a responsabilidade de sua felicidade a outras pessoas acabam por criar e cair em uma armadilha. Ao se responsabilizar por sua própria vida a pessoa se torna mais completa e sente bem para conviver. As pessoas que cuida da sua própria realização aprendem  que são ótimas companias pois, elas   não se ressentem da solidão e adoram a própria companhia. Gostam tanto que querem dividir sua companhia com alguém especial.

2. A vitimização frente a vida

Pessoas que só reclamam da vida e acham que não consegue resolver suas questões estão sempre em posição desfavorável. A pessoa que desenvolve seu poder de resiliência , estão tão ocupadas construindo suas próprias vidas que não têm tempo para reclamar ou lamentar.

3. Bucha ou filtro

Pessoas que se envolvem em demasia  nos problemas dos outros acabam como que uma bucha já as que tem empatia mas sabe que é necessários filtrar as coisa que ouve tem uma maior assertividade na ajuda que se propõem a ofertar.  Porém, sabem que absorver o problema do outro não ajudará ao outro e será péssimo para si mesmo.

4. Atingir unanimidade com todos os que convive

Essa é uma missão que nem o mais fortes dos super-heróis seria capaz de cumprir. Tentar agradar a todos é atentar contra a própria sanidade mental se colocando em uma roda vida de ansiedade e frustração. Pessoas autoconfiantes buscam apenas serem justas e cuidadosas com os outros.

 5.  O ciclo de autosabotagem

Cometer erros faz parte de todo aprendizado. Ter consciência de que determinada atitude não foi uma boa escolha é o primeiro passo para se evoluir.  Agora responsabilizar-se  por seu comportamento e não culpar  os outros ou as circunstâncias pelo ocorrido realmente é o que fará você evitar os ciclos de autosabotagem.

 6. Respeite o tempo das coisas

Lembre-se quem tem muita pressa come cru ou queima a língua. Assim também são as situações da vida. Nem sempre o que resolvemos no impulso é a melhor resposta para dada situação. É necessário entender a relação causa/conseqüência e a lei da colheita.

 7. Qual a qualidade de seus relacionamentos

Pessoas equilibradas emocionalmente entendem que todo relacionamento é construído pelas pessoas envolvidas nele.  Sendo assim sabem que não basta um querer para dois ou mais estarem juntos.  A escolha de esta junto deve ser uma apostas de todas as partes envolvidas. Por isso a pessoa que quer  saúde mental investe nas relações que define como sendo importantes, porém quando percebe que não é recíproco, ela se afasta, mas não sente culpa por isso.

Há muitas atitudes e comportamentos que proporcionam leveza e tranqüilidade para a vida tanto de quem pratica como das pessoas que estão ao redor.   As pessoas mentalmente saudáveis não têm medo de ser o que são e se orgulham em sê-lo. Tomam suas próprias decisões, cuidam de suas próprias vidas e tornam o mundo um lugar melhor com sua presença.

Thais Martins Santos

Psicologa da Clinlife

CRP 04 24 638

Boazinha ou sem limite?

Uma pessoa que é bondosa sempre é admirada pelos que a rodeiam. O problema é que às vezes o que era para ser uma característica que facilite a convivência acaba por gerar um sentimento de injustiça, afinal na intenção de agradar a todos a pessoa tem dificuldade para colocar limites e acabam por se sentirem abusadas nas relações de convivência.

Neste tipo de convivência as dividas emocionais que são geradas adoecem as relações e por vezes até as inviabilizam.

Você já foi denominada como sendo  boazinha demais? Você concorda com essa denominação?

Observe algumas dicas que podem indicar que você é, de fato, uma pessoa boazinha em demasia.

1- Você nunca arrisca ser grosseiro, por isso jamais interrompe um tagarela, por mais atrasado que esteja.

2. O atendimento é péssimo, mas você opta sempre por não reclamar.

3. Você pediu o seu prato favorito no restaurante, mas ele veio errado, e você não fala nada para o garçom e come do jeito que veio.

4. Você costuma dar esmola sempre, caso contrário fica se sentindo mal.

5. “Pisam no seu pé”, mas é você que pede desculpa.

6. Você pega todos os folhetos na rua, ainda que não sejam do seu interesse, “pra ajudar o cara a ir pra casa mais cedo”.

7. Se você fica muito tempo numa loja, passa a sentir medo de que achem que você vai roubar algo.

8. Você tem uma extrema dificuldade em dizer “não”.

9. Você diz muito “pode ser”.

10. E “você que sabe”.

11. E “você que manda”.

12. Uma pessoa te pede um favor absurdo e abusivo, mas você diz que tudo bem. Ela ri de você e diz: “Tô brincando!!! rsrsrs”

13. Você confunde “ser sincero” com “ser agressivo”.

14. Nunca consegue dizer que não gostou. “E aí, o que você achou da minha banda?” “Nossa, muito boa!”

15. Você faz favores para os outros no trabalho ainda que isso vá atrapalhar o seu.

16. Você opta por evitar conflitos a qualquer custo.

17. Você gosta de ser assim, não tem problemas com a bondade.

Se você se encaixou em mais de 5 (cinco)  desses itens, está na hora de repensar a dose de sua bondade.
Tudo que é em excesso sobra e tudo que sobra não tem valor.

Saiba dar valor aos esforços e gestos que você faz.

Thais Martins Santos

Psicologa da Clinlife

CRP 04 24 638

Sol é Vida e Saúde!!!

Você tem praticado exercícios ao ar livre no seu dia a dia? Se a resposta for não, vou te mostrar alguns motivos e benefícios para você aderir a essa prática.

Quando realizamos exercícios físicos ao ar livre e nos expomos ao sol favorecemos que a Vitamina D seja produzida no organismo. A recomendação diária é de 15 a 20 minutos de exposição ao sol de preferência no início da manhã e ao final da tarde, com a região dos braços e pernas recebendo os raios solares diretamente (sem protetor solar), para que os raios UVB possam atuar na produção de 80% a 90% da vitamina D necessária. Logo, se associarmos os inúmeros benefícios na saúde que os exercícios físicos proporcionam à possibilidade de receber todos esses benefícios contribuindo para a produção de Vitamina D também, seria fantástico!

O número de pessoas que colocam o tênis e se propõe a ir para uma praça realizar exercícios tem crescido cada vez mais e as práticas saudáveis tem sido incorporadas à rotina do final de semana das pessoas tanto quanto durante a semana. É comum observarmos avenidas e praças  cheias de praticantes de corrida, ciclismo, atividades lúdicas, skate, slackline, treinamento funcional, etc. Portanto pessoal, não existem mais desculpas para a inatividade. Se durante a semana vc realmente não tem tempo, pode escolher aquela atividade que tem mais a ver com a sua personalidade, se divertir e suar a camisa!!! 

Isabel Cristina

Personal Treinner, Bacharelada e Licenciada

Profissional de Educação Física Clinlife

É preciso coragem para sentir e se permitir

Desde muito novas as pessoas são colocadas frente às situações mais diversas e sempre o medo é associado inclusive como forma de cuidado e sobrevivência. Quando mais novos os medos estavam relacionados à ausência das figuras parentais, afinal a criança pequena é muito dependente, e ficar longe dos pais é deparar-se com o desamparo neste momento.

Os medos vão variando de acordo com as fases da vida, uns a
gente supera outros nos acompanham e tem ainda os novos surgem.

Mas as experiências e as demandas da atualidade vêm revelando a importância da coragem para viver e não simplesmente sobreviver.

Observa-se como as pessoas nos últimos tempos estão sendo dominadas pelos medos e os impactos disso na vida de cada uma delas.

A coragem anda escassa, o que tem como conseqüência a falência de muitos sonhos que trazem brilho e cor para a vida.

A coragem a qual me refiro é a de ser transparente com o que se sente.

Aquela que faz com que se entregue aos sentimentos bons que ousam, por algum motivo, bater à nossa porta.

É preciso deixar que eles entrem apesar dos riscos, e por vezes deixar que eles façam morada em nossos arredores.

As questões aqui colocadas podem ser comparadas a um sopro de esperança, uma vez que o medo de sentir e se permitir esta cada vez maior. A cada vez que se erra ou se tropeça ao longo do caminho o julgamento é tão severo que a grande maioria está optando por nem arriscar.

Julgar é fácil, mas é muito difícil acreditar em algo ou alguém novamente depois de tantas decepções.

Afinal, decepção só tem este nome, pois é fruto de uma frustração de uma esperança que tínhamos em algo ou em alguém.

Por isso é preciso coragem.

É preciso muita coragem para se levantar sacudir a poeira e recomeçar.

É preciso coragem para colocar o coração a prova no jogo da vida em que sentir e se permitir são regras básicas para quem quer realmente jogar.

É preciso muita coragem para assumir que se é feito de carne, osso e sentimentos à flor da pele.

Não é fácil. Não é qualquer um que consegue não se esconder em máscaras, em capas, em cascas. Não é fácil tirar toda a armadura e se permitir estar vulnerável sobre alguém, sobre algo.

É preciso muita coragem para abrir a boca e dizer o que sente e sentir de coração tudo que é dito.

Apesar dos riscos que se corre ao ter essa coragem, nunca é em vão independente do desfecho de cada situação. Porque, apesar dos pesares, é o sentir e a coragem de deixar que tudo se manifeste é que nos move. Que possibilita novas oportunidades!

Assim fica a dica: “A zona de conforto é um lugar bem seguro, mas nada acontece lá de novo. Então que tal viver?” Vida é movimento!

Thais Martins Santos

Psicologa da Clinlife

CRP 04 24 638

Intolerância ao Glúten

 

Intolerância ao Glúten

 

A intolerância ao glúten é uma situação desencadeada pelo consumo de proteínas de alguns cereais que provocam a má absorção dos nutrientes ingeridos, tais como as vitaminas, minerais, carboidratos, lipídos e outras proteínas.

 

Prolaminas (Gliandina +  Gluteninas) + H2O  Agitação = GLÚTEN

 

O glúten está presente em alguns cereais como:  trigo, centeio, cevada e aveia, cereais esses utilizados para fabricação de pão, massas, bolachas, biscoitos, bolos, etc.

 

É necessário estar muito atento  à escolha dos alimentos disponíveis no comércio, pois o glúten pode estar presente sob diversas formas:

 

Diretamente – trigo, centeio, cevada, aveia, boulgour, triticale, espelta, kamut, etc…que se encontram nas farinhas, semolas, flocos, e todos os derivados;

Indiretamente – amido, amido modificado, malte,….que se encontram em iogurtes de frutas, cremes, molhos, etc.

 

A intolerância ao glúten é dificil de diagnosticar dado que os sintomas podem ser muito variados. Uma das manifestações mais habituias é a má absorção dos nutrientes.

 

Os sintomas clássicos: Diarréia , Flatulência , Distensão abdominal , Má digestão , Perda de peso

 

Outras manifestações mais dificeis de relacionar com a intolerância ao glúten: Fadiga crônica , Irritabilidade , Vômitos , Dificuldade de concentração , disposição física, humor, memória.

 

Existem outros menos frequentes: edemas, problemas hepáticos, do sangue, das articulações, da dentição e mesmo neurológicos

 

Para completar a lista, a parede intestinal ao estar afetada, deixa passar mais alergeneos.

 

O sistema imunitário é por isso mais solicitado em caso de intolerância. Estes doentes estão mais sujeitos a alergias múltiplas que as pessoas não intolerantes.

 

 

GLÚTEN & INFERTILIDADE

- Manifestação não intestinal da doença – anticorpos antiglutaminase

- Anemia resistente ao tratamento

- Anticorpo antimicrossomaltireóide & ovários

Quer engravidar? Elimine glúten da dieta do casal!!!

 

ALIMENTOS COM GLÚTEN

Trigo e derivados do trigo, como farinha de trigo, farelo de trigo, pães, bolachas, bolo, tortas, macarrão e massas em geral.

Molho branco, nuggets, salsicha, granola, cereais em barra, quibe e esfirra, entre outros .

Centeio e derivados: farinha de centeio, pão de centeio, flocos de centeio

Aveia e derivados: aveia em flocos, farelo de aveia, pão de aveia

Cevada: cevada em pó (substituto de café), cerveja, chope, malte, extrato de mate, uísque, “ovomaltine”. Atenção aos cafés, pois alguns podem vir misturados com cevada para aumentar o volume, por isso celíacos (aqueles que não podem com o Glúten) devem procurar o selo de pureza da ABIC.

Nos rótulos: amido e espessantes podem referir-se a substâncias com glúten.

DICAS PARA QUEM NÃO PODE INGERIR GLÚTEN

 

Farinha de soja, flocos de soja, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho (biscoito de polvilho, pão de queijo), fubá, broa de milho sem trigo, bolo de fubá sem trigo, maisena, farinha de arroz.

Produtos de mercado: biscoito de polvilho, pão de queijo, bifun (macarrão de arroz)

Trigo sarraceno e Quinua podem ser usados.

 

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

 

Dicas para você ter uma boa saúde articular

As articulações são pontos de encontro entre um ou mais ossos. Basicamente essas conexões são constituídas por cartilagens, tendões e líquidos sinoviais. Todas estas estruturas possuem o papel de estabilizar, mobilizar e proteger as junções do nosso corpo. A musculatura tem o papel de ajudar a estabilizar e movimentar as duas partes corporais que estão conectadas entre os ossos.

Através de vários fatores, a articulação pode se tornar saudável ou não. Para que você tenha uma articulação saudável, segue abaixo algumas orientações para você ter uma articulação mais estável por muitos e muitos anos.

Para você ter uma articulação com boa mobilidade é indispensável manter um peso corporal equilibrado. O sobrepeso ou a obesidade aumenta as chances de você ter um impacto grande nas suas articulações. Essa sobrecarga pode influenciar um desgaste nas cartilagens das articulações e com isso, sua mobilidade pode fica prejudicada.

Uma musculatura fortalecida é outro aspecto muito importante em uma articulação saudável. Um músculo forte ajuda a estabilizar a articulação e por conseqüência as chances de você ter essa estrutura do corpo instável são menores.

Além de uma musculatura fortalecida, você precisa ter um sistema músculo-esquelético equilibrado. Você necessita fortalecer o seu corpo de forma balanceada. Por exemplo; se você possui uma musculatura da parte de frente da coxa forte (músculo quadríceps), você precisa fortalecer também a musculatura na parte de trás da coxa (musculos isquiosurais). Essa harmonia entre os músculos é indispensável.

Hábitos inadequados e posturas ruins no seu cotidiano podem influenciar de maneira negativa suas articulações. Trabalhar muito tempo em uma postura ruim, assistir televisão ou ficar mexendo no celular de uma maneira inadequada pode ser muito prejudicial a sua articulação. Lembre-se de manter uma boa postura no seu dia a dia.

Comece a mudar os seus hábitos de vida através de uma conscientização corporal adequada e exercícios físicos bem orientados por um profissional de educação física. Assim, as chances de você ter uma saúde articular ótima é muito maior e isso poderá ser passado de geração em geração.

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 01838-7

A IMPORTÂNCIA DE UMA AVALIAÇÃO FÍSICA MINUCIOSA

Ei! Você sabia que realizar avaliações físicas, fisioterápicas e/ou ter um atestado médico, onde normalmente mede-se somente pressão arterial e faz-se uma breve anamnese não é fator determinante para iniciar a prática de exercícios físicos?! Sabe por quê?!

Porque o corpo em repouso funciona de forma totalmente diferente da sob a tensão do exercício físico.

Para atender às necessidades de um corpo em movimento diversos hormônios são liberados para orquestrar várias respostas que envolvem o coração, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso, os pulmões, o fígado e a pele.

Portanto a circulação sanguínea, a respiração, a pressão arterial, a temperatura corporal, entre outras são afetadas.

Em virtude de todas essas situações é indispensável à realização do teste ergométrico. Pois ele irá avaliar a sua real capacidade física para iniciar os treinamentos para que não ocorram diversos eventos cardiovasculares graves, como desmaios, infarto, AVC, arritmias e morte súbita, que podem ocorrer quando é ultrapassada a intensidade de esforço máxima que poderia ser tolerada.

Lembrando que o teste não tem por finalidade o incapacitar para a prática de exercícios físicos, mas preservar seu estado funcional e instrumentalizar o profissional para uma melhor adaptação do seu treino.

Tenhamos em mente que a saúde vem antes de qualquer projeto!

 

Natália Francisca Louredo

Profissional de Educação Física

CREF 026778-G/MG