junho 2010

Nutrição, exercícios e câncer

Nutrição, exercícios e câncer

Todas as recomendações definidas para prevenção do câncer terão maior eficácia quando associadas àquelas que previnem a obesidade e outras doenças crônicas. Um indicativo disto é a combinação de alimentação com atividade física. Ações para prevenção do câncer e de outras doenças, apresenta amplas recomendações baseadas em evidência para políticas efetivas a curto e longo prazos. É possível prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio, Continue lendo

Você sabe o que é DISPEPSIA?

Você sabe o que é DISPEPSIA?

Dispepsia nada mais é do que a velha conhecida má digestão, ou mais popularmente queimação. Um abuso na quantidade de alimentos, a rapidez com que se alimenta, consumo de alimentos de difícil digestão, bebidas alcoólicas, dentre outros, digamos “hábitos” aumentam as chances de sofrer desta patologia tão comum.

Como está sua saúde digestiva?

Como está sua saúde digestiva?

Não basta apenas escolher os alimentos certos, o intestino deve estar saudável para a absorver aquilo que ingerimos Atualmente, são constantes queixas relacionadas a problemas digestivos. Constipação, flatulência, distensão abdominal, refluxo gastroesofágico, diarréia, eructação, azia e sensação de empachamento são os sintomas mais comumente relatados. Estes sintomas podem refletir o quadro de disbiose intestinal, caracterizado pelo desequilíbrio das bactérias presentes no intestino grosso. Dessa forma, os nutrientes fornecidos pelos alimentos que consumimos não serão absorvidos de maneira satisfatória. Para uma boa saúde digestiva é importante Continue lendo

BIOIMPEDÂNCIA

BIOIMPEDÂNCIA

  Você sabe a porcentagem do seu organismo que é composta por músculo? E por gordura? A avaliação da composição corporal é um importante fator em qualquer programa de emagrecimento ou manutenção do peso para a prevenção de diversos distúrbios como infarto do miocárdio, hipertensão arterial e diabetes, além de servir como um parâmetro fundamental no acompanhamento do desempenho de indivíduos ativos em atividade física e atletas de elite. Em épocas de atenção ao corpo e principalmente à saúde, um novo aliado ganha cada vez Continue lendo

Alimentos poderosos ajudam a diminuir a ansiedade

Alimentos poderosos ajudam a diminuir a ansiedade

O ser humano é naturalmente ansioso. Quanto mais nos dias atuais onde a vida está cada vez mais corrida. Porém, quando esta ansiedade passa a ficar fora do controle é necessário que se tenha certa atenção ao problema. A alimentação pode ser uma grande aliada. Alguns alimentos que são tidos como controladores da ansiedade como os chocolates, o açúcar e o café, na verdade devem ser evitados, já que dão, momentaneamente, uma sensação de bem estar, porém tempos depois, a ansiedade retorna. A seguir são Continue lendo

Andar ou correr: o que é melhor para iniciar meu programa de Treinamento Aeróbio?

Andar ou correr: o que é melhor para iniciar meu programa de Treinamento Aeróbio?

Meu conselho: corrida é uma atividade que sempre deve ser feita sobre a orientação de um bom profissional habilitado. Somente esse profissional será capaz de avaliar se você tem ou não condições para realizar esse tipo de treinamento. Outro ponto essencial é levar em consideração o problema do sobrepeso no momento do contato com o solo. Se estiver acima do peso, procure um nutricionista e reavalie sua dieta.

Colesterol: controle e tenha uma vida mais saudável

Colesterol alto é uma condição de saúde perigosa, pois está associada a um risco maior de doenças do coração. Como não apresenta sintomas, uma pessoa pode estar com o nível de colesterol alto e não saber. Por isso é tão importante fazer exames regularmente para avaliar sua situação. O que é exatamente? Colesterol é um tipo de gordura que o corpo precisa para crescimento e regeneração celular, produção de hormônios sexuais e é convertido em ácidos biliares para ajudar na digestão. O colesterol do corpo Continue lendo

Dicas alimentares para os dias da copa

Dicas alimentares para os dias da copa

Você já se programou para passar 30 dias em frente a TV assistindo aos jogos? Cuidado!! 08/06/2006 – 18h18 – Copa do Mundo pode engordar até 5 quilos – Fonte da notícia: ANVISA A bola mal começou a rolar e já querem acabar com a sua alegria! Segundo nutricionistas italianos, o hábito de assistir às partidas do Mundial em frente à televisão traçando uma pizza com cerveja pode provocar um aumento de peso de até cinco quilos durante os 30 dias da Copa. Este tipo de Continue lendo

Pimentão:saboroso, saudável e nutritivo

Pimentão:saboroso, saudável e nutritivo

– Os pimentões durante o processo de amadurecimento variam de cor, indo do verde ao amarelo e vermelho. – Os que são colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces que os amarelos e os verdes. – Uma porção de 1/2 xícara de pimentão contém apenas 12 calorias, mas o conteúdo de vitaminas varia de acordo com a cor. Comparando em pesos iguais, os pimentões fornecem mais vitamina Continue lendo