abril 2011

Envelhecimento Muscular

Envelhecimento Muscular

Quando se fala em envelhecimento e perda muscular, devemos primeiro compreender o que significa envelhecimento, assim como conceito de perda muscular. O envelhecimento é um processo natural que ocorre em ambos os reinos: animal e vegetal. Já a perda muscular, em anatomia patológica, é definida como sarcopenia. Todas as patologias humanas levam inexoravelmente à sarcopenia. No mundo contemporâneo, a principal causa de perda muscular é o desuso. Esse desuso acompanha a existência de nós humanos em uma época em que a vida tornou-se sedentária e Continue lendo

FÍGADO, ÓRGÃO ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO METABÓLICO

FÍGADO, ÓRGÃO ESSENCIAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO METABÓLICO

O fígado tem a função variada e extensiva do que qualquer órgão. É um dos órgãos mais importantes para o metabolismo e armazenamento de nutrientes. Durante a digestão os nutrientes são quebrados para que as células epiteliais que recobrem o intestino absorvam os nutrientes. Depois de absorvidos os nutrientes passam para o sangue e são captados pelos hepatócitos no fígado, eles os transformam em combustíveis e precursores requeridos em cada tecido e os exportam para o sangue. Nem todas as substâncias absorvidas pelo estômago e Continue lendo

Alimentação no combate as doenças

Alimentação no combate as doenças

Com certeza você sabe da importância de uma alimentação saudável e balanceada na prevenção de diversos tipos de doenças. Mas você sabe quais alimentos ajudam especificamente em determinada doença? Depressão: alimentos como arroz, macarrão, pão e cereais integrais têm alto teor de carboidratos e ajudam a regularizar os níveis do neurotransmissor serotonina. A castanha do Pará é rica em selênio, mineral que age sobre a fadiga e melhora o humor. Fígado, agrião, espinafre, brócolis, beterraba são fontes de ácido fólico que tem ação antidepressiva. Mal Continue lendo

Vício em exercícios físicos ilude praticantes

Vício em exercícios físicos ilude praticantes

  As academias de ginástica são cada vez mais procuradas por pessoas de todas as idades, especialmente os jovens, em busca do corpo perfeito. As modalidades preferidas são: musculação, body pump e spinning. Embora especialistas recomendem a prática de atividade física, é preciso estar atento aos excessos, bastantes prejudiciais à saúde. Em casos mais extremos, o praticante pode desenvolver um transtorno que o faz se achar mais magro ou fraco do que é – enquanto seus músculos incham: a VIGOREXIA. A doença pode levar ao Continue lendo

Dicas para melhorar sua concentração

Dicas para melhorar sua concentração

A dificuldade de concentração é algo muito comum hoje em dia, onde as pessoas vivem sobrecarregas com um grande número de atividades e acabam não centrando-se em uma tarefa específica. Entretanto, algumas dicas podem melhorar a sua concentração e ajudar a realizar mais em menos tempo. • Crie um espaço designado exclusivamente para trabalhar. Se este espaço é sua mesa no escritório, por exemplo, utilize-a apenas para trabalho. Quando fizer uma pausa para o lanche, coma em outro lugar; • A associação direta entre sua Continue lendo

Hormônio e atividade mental

Hormônio e atividade mental

Você sabia que existe um hormônio produzido pelo sistema nervoso e que é responsável pelas suas atividades mentais? E que a sua produção vai diminuindo a medida em que  envelhecemos? Esse é o pregnenolone. Um hormônio natural esteróide, considerado um neuroesteroide presente no cérebro. Chamado de hormônio da memória, age sobre a concentração, estimula a reflexão e certamente a memória. Aumenta a energia disponível,a  atenção e a consciência, proporcionando uma sensação de vigor e felicidade. O corpo humano sintetiza pregnenolone nas mitocôndrias de diversos órgão Continue lendo

Nutrição Funcional

Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional compreende a interação entre todos os sistemas do corpo, que deve estar em perfeito equilíbrio. A sua prática engloba tanto a prevenção como o tratamento de doenças, focalizando os aspectos bioquímicos de cada organismo, levando em consideração o genótipo de cada indivíduo e sua suscetibilidade genética no desenvolvimento da doença.  A simples ingestão do alimento não garante que seus nutrientes estarão biodisponíveis. Para que isso ocorra, é fundamental que além da quantidade e qualidade ideal de “matéria prima”, também existam condições químicas Continue lendo

Especialista dá dicas: devemos fazer 30 minutos de exercícios por dia

Especialista dá dicas: devemos fazer 30 minutos de exercícios por dia

Professor da UFV alerta que o ideal é fazer atividades físicas todos os dias. Mas cuidado: exercícios demais não é bom. Ele explica que devemos aumentar a carga aos poucos. Quem nunca se propôs a deixar a preguiça de lado e começar a se exercitar imediatamente? É uma decisão louvável, e nunca é tarde para abandonar o sedentarismo. Mas, antes, a gente precisa saber de algumas dicas. O professor João Carlos Bouzas Marins é diretor do Laboratório de Performance Humana, do Departamento de Educação Física, Continue lendo