fevereiro 2012

Impedir queda de glicose no cérebro ajuda a manter peso

Impedir queda de glicose no cérebro ajuda a manter peso

Quando as fontes de glicose caem no sistema nervoso central, o organismo começa a perder a capacidade de controlar o desejo, o que possibilita o aumento da vontade de comer. Um estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation” sugere que impedir a queda dos níveis de glicose no cérebro pode ser o segredo para manter o peso. A informação foi publicada no site do jornal britânico “ The Telegraph”. Segundo os pesquisadores, a falta de glicose – que alimenta o cérebro – dificulta o controle Continue lendo

Mania de comer para aliviar problemas emocionais

Mania de comer para aliviar problemas emocionais

Para quem não resiste e devora o prato cheio de sua comida favorita é difícil entender como alguém consegue parar ao primeiro sinal de saciedade. Comer só quando estiver com fome, sem extrapolar nas quantidades, é a receita para não engordar. Mas como fazer quando a comida é uma válvula de escape? É comum ouvir a expressão “cabeça de gordo” quando se fala de hábitos e pensamentos que levam ao comer compulsivo, por hábito ou para descarregar as emoções. “Muitas pessoas fazem dieta a vida Continue lendo

Café da manhã: Refeição importante para quem quer emagrecer!

Café da manhã: Refeição importante para quem quer emagrecer!

Muitos são os que ainda pulam essa refeição porque tem preguiça de acordar um pouco mais cedo para realizá-la, ou por não sentir fome quando acorda, ou talvez por desconhecerem sua importância para saúde, enfim são vários os motivos. Mas veja que essa é a refeição mais importante do dia e que pode ser uma aliada quando se quer emagrecer. Entre a última refeição do dia e a primeira, o café da manhã, há um longo período de jejum. Mas durante o sono, o organismo Continue lendo

Lombalgia

Lombalgia

A lombalgia é uma das alterações musculares mais comuns na sociedade, sendo uma das causas mais freqüentes de incapacidade funcional. Entre 80 a 90 % da população adulta sofre ou já sofreu com dores lombares durante a vida. Essas dores acontecem, principalmente, devido a alterações na função das articulações da coluna ou nos discos intervertebrais. Essas alterações podem ocorrer devido a doenças ou a esforços excessivos sobre a coluna, como por exemplo, carregar peso, ou decorrente de algum movimento brusco de torção da coluna vertebral. Continue lendo

Por que o peso volta?

Por que o peso volta?

As pesquisas mostram que três de cada dez pessoas que fazem dieta já tentaram perder peso antes, usando outro método, e voltaram a engordar. O problema é velho conhecido de gordinhos, médicos e nutricionistas – e é investigado por cientistas do mundo todo. Com a perda de peso, o corpo cria reações para recuperar a gordura que ele acha necessário manter. “A explicação mais lógica é que pressões evolucionárias selecionaram genes que fazem nosso corpo lutar para manter a gordura”, afirma o endocrinologista americano Michael Continue lendo

Diário alimentar ajuda a prosseguir dieta?

Diário alimentar ajuda a prosseguir dieta?

Muitos clientes relatam que geralmente seus regimes são prejudicados por excessos de gula fora de proporções, que muitos chamam de compulsão alimentar. Como fugir dessa armadilha? Anotar tudo o que se come, todos os dias, durante várias semanas, pode ser uma chatice para alguns, mas é uma ferramenta de vital importância para as nutricionistas que trabalham na linha da terapia nutricional. Mais do que isso, o diário é um símbolo do vínculo nutricionista-cliente, ou mesmo cliente-tratamento. Ele reflete a predisposição do indivíduo a entrar no Continue lendo

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU TREINO

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU TREINO

A dieta tem um papel primordial para que o esportista possa atingir seus melhores resultados, afinal, são os nutrientes que o indivíduo ingere que irão proporcionar a força, velocidade e resistência que ele precisa para os treinos e o substrato essencial na recuperação muscular e do organismo como um todo. Alimentos que devem estar presentes diariamente na dieta de um esportista: Leite e iogurte desnatados: são ricos em: água, cálcio, proteínas de alta qualidade, vitamina A e D, fósforo, etc. Acrescente também em seus lanches Continue lendo