abril 2012

DIETAS VEGETARIANAS E DESEMPENHO ESPORTIVO

DIETAS VEGETARIANAS E DESEMPENHO ESPORTIVO

A adoção de dieta vegetariana tem sido associada a diversos benefícios para a saúde da população humana, como baixas concentrações de lipídios séricos, baixos níveis de adiposidade corporal e baixa incidência de mortes por isquemia do miocárdio, diabetes mellitus e certos tipos de câncer, além de uma maior expectativa de vida. De acordo com a American Dietetic Association, dietas vegetarianas oferecem determinados benefícios nutricionais, como a baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, ou mesmo, a não elevação desses marcadores, a alta ingestão de carboidratos, Continue lendo

Intestino mais saudável

Intestino mais saudável

O intestino humano possui dez vezes mais bactérias e 100 vezes mais material genético do que o total de células do nosso organismo, sendo habitat de aproximadamente 100 trilhões de microorganismos. A colonização dessas bactérias se dá de maneira diferente ao longo de todo o intestino, visto que elas apresentam também atividades diferentes, dependendo do local onde colonizam. Conforme vamos descendo ao longo de todo o trato gastrointestinal em direção ao íleo, aumenta o número de bactérias e a variedade delas. Nem sempre as bactérias Continue lendo

Triste porque está gordo, gordo porque está triste.

Triste porque está gordo, gordo porque está triste.

A pessoa come para se acalmar ou porque está triste e acaba engordando, e aí come mais ainda porque sua autoimagem é prejudicada, o que diminui a autoestima. O primeiro passo para sair deste ciclo é pensar na função da comida em sua vida. Ela está suprindo a fome ou algum outro problema? “É comum as pessoas escolherem alguns alimentos e abusarem apenas deles como chocolate, pizza ou refrigerante. Elas acreditam que só aquele alimento as podem tranqüilizar”. Tirar da comida o foco da sua Continue lendo

A atividade física como tratamento da obesidade

A atividade física como tratamento da obesidade

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade. Obesidade é uma condição na qual a quantidade de gordura ultrapassa os níveis desejáveis. Mas pode ocorrer também um excesso de peso, quando o peso corporal total excede determinados limites, pelo aumento da massa magra. A obesidade é geralmente definida como a condição de pesar 20% ou mais acima do seu peso ideal que pode ser verificado em uma tabela de peso. Nos Estados Unidos, cerca de um a cada cinco Continue lendo

Você quer perder peso ou ter um estilo de vida  saudável?

Você quer perder peso ou ter um estilo de vida saudável?

Quem quer perder peso muitas vezes protagoniza uma estória com dois personagens: ele(a) e a comida. Parece sempre “perdendo peso” e nunca “com um peso adequado”. O emagrecer parece mais cultivado que a própria magreza, como um fim em si mesmo e não como um meio de saúde, beleza e bem estar. Perpetuam-se dietas dos mais variados tipos, numa procura sem fim. É sempre oportuno perguntar a quem quer emagrecer: “você quer ser magra ou emagrecer?”. Paradoxalmente, para muitas pessoas que desejam, sinceramente, tornarem-se elegantes, Continue lendo

Metade da população Brasileira tem excesso de peso!

Metade da população Brasileira tem excesso de peso!

Praticamente metade, ou seja, 49% da população brasileira têm excesso de peso, revelam dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada nesta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde. O número aumentou em relação aos resultados anteriores: em 2006, a proporção era de 42,7%. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Indivíduos com sobrepeso são aqueles que têm o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 29,9 kg/m² (a definição Continue lendo

Atividade física: mais uma aliada contra o colesterol

Atividade física: mais uma aliada contra o colesterol

Além de proteger o coração, enrijecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, os exercícios também colaboram para o controle do colesterol. E as boas notícias não param por aí: enquanto diminuem os níveis de LDL – o colesterol ruim – os exercícios ajudam a elevar o HDL, o colesterol bom. Essa alteração nos índices de colesterol, provocada pela atividade física, ocorre porque, durante o exercício, a circulação sanguínea é aumentada, ativando o fluxo de sangue nas veias e artérias. Isso evita que as gorduras Continue lendo

Chocolate: prazer ou vício?

Chocolate: prazer ou vício?

Comer chocolate faz parte do cardápio diário de muitas pessoas. Algumas referem simplesmente prazer no consumo e outras, uma dependência deste tipo de alimentos. O chocolate é um produto altamente calórico: cada 100 gramas contém cerca de 540 calorias equivalente a ¼ da necessidade diária de uma pessoa adulta. Em sua composição ele apresenta cerca de 1/3 de leite, 1/3 de açúcar e 1/3 de cacau.É uma fonte de potássio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B, cafeína entre outros componentes. Acredita-se que as substâncias responsáveis pelo Continue lendo

Efeito antiobesidade do cálcio

Efeito antiobesidade do cálcio

O cálcio está relacionado com o controle do peso corporal da seguinte forma: o aumento do consumo de cálcio diminui o hormônio da paratireóide (PTH) e a vitamina D, substâncias essas que reduzem a concentração de cálcio dentro da célula facilitando a quebra de gordura corporal, e auxiliando o emagrecimento. Assim como o contrário é verdadeiro, a deficiência de cálcio pode levar a formação de gordura corporal. De acordo com um estudo conduzido por Zemel et al, a região do corpo em que há maior Continue lendo

Páscoa e emagrecimento: será possível?!

Páscoa e emagrecimento: será possível?!

Páscoa e emagrecimento: será possível ?! Esta pergunta nos coloca diante de muitos conflitos, não é mesmo? Pois bem, recheada de chocolates, a Páscoa regada de compulsão e pelo tentador clima pascoal pode comprometer bastante o empenho de muitos que estão em busca de um planejamento alimentar saudável. Pensando nisto, esta postagem é para auxiliá-lo a perceber-se melhor neste dia para que você permaneça fiel aquilo que é mais importante para você!