outubro 2013

Memória: Célula da Identidade

Memória: Célula da Identidade

A memória pode ser definida como a aquisição, conservação e evocação de informações. Sendo assim uma forma de registrar informações como se fosse um arquivo que guarda nossas vivências. Esse conjunto de informações arquivadas é o que vai constituir o nosso acervo de memórias que faz de cada um de nós um ser para o qual não existe outro idêntico.  Durante a recuperação de uma memória, são acionadas simultaneamente várias áreas cerebrais e esse processo, que acontece dentro de milissegundos, resulta em uma memória unificada Continue lendo

Mens sana in corpore sano (Mente sã, corpo são)

Mens sana in corpore sano (Mente sã, corpo são)

As mais famosas palavras do poeta romano Juvenal ganharam vários significados ao longo do tempo, e um deles condiz ao nosso tema em questão: o equilíbrio entre o bem-estar físico e psíquico. Há quem ainda entenda que a ausência de doenças, sejam visíveis ou não, é suficiente para se considerar saudável. Mas nossa saúde vai muito – muito mesmo – além desse diagnóstico. A relação entre as atividades físicas e nossas condições psicológicas é evidente, influenciando consequentemente no nosso bem-estar social. Dentre inúmeros benefícios proporcionados Continue lendo

Nutrição e Gravidez

Nutrição e Gravidez

    A dieta ideal para as gestantes é aquela que mantém todos os nutrientes para a formação do bebê. Então, nem pensar em comer qualquer coisinha na hora da fome, porque diariamente o corpo precisa de nutrientes para nutrir suas células. No primeiro trimestre, por exemplo, temos que lembrar que o que se forma é a parte cerebral, e não pode faltar é ácido fólico, ômega 3 (de marca confiável, pois pode estar contaminado com mercúrio), e deve-se evitar bebidas que contêm cafeína, como Continue lendo

Abdominal x perda de gordura localizada no abdômen x bem estar e uma vida saudável

Abdominal x perda de gordura localizada no abdômen x bem estar e uma vida saudável

Abdominal acaba com o excesso de gordura na barriga, certo? Essa é uma das perguntas que ouço mais frequentemente durante as avaliações físicas ou durante a precrição de exercícios físicos. E a resposta é bem clara e certa: Não! O exercício abdominal não acaba com o excesso de gordura localizada no abdômen. Para entendermos o porquê dessa afirmação precisamos entender que existem dois tipos de exercícios diferentes com objetivos diferentes. Para contextualizar e não fugir demais do assunto darei o exemplo citado desde o início. Continue lendo

Exercício Físico     X    Gestação

Exercício Físico X Gestação

Os exercícios físicos bem orientados são excelentes para as gestantes. Existem vários benefícios relacionados às mulheres que fazem exercício físico regular tanto antes, durante, quanto após a gestação. Antes da Gestação: A mulher que faz algum tipo de atividade física regular antes da gestação terá diversos benefícios tanto para ela quanto para o bebê. A musculatura abdominal e pélvica mais forte e rígida favorece uma melhor estabilização do bebê e uma recuperação pós parto mais rápida e eficaz. Além disso, durante a gravidez o ‘centro Continue lendo

Tireóide: a maestrina do corpo

Tireóide: a maestrina do corpo

Uma estrutura pequena, localizada em nossa garganta, tem cerca de 10cm de comprimento e pesa 15 a 30 gramas, produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que coordenam de forma sincronizada o organismo inteiro, o chamado metabolismo. Afeta a velocidade de funcionamento do corpo como o ritmo cardíaco, a digestão e até mesmo a nossa cognição. E como saber se estes hormônios estão chegando às células alvo no corpo, por outra glândula ainda menor, a hipófise que libera TSH (hormônio tireoestimulante) quando a quantidade de Continue lendo

Como está sua persistência no fim de semana?

Como está sua persistência no fim de semana?

Como está sua persistência com a dieta nos finais de semana? Você tem prestado atenção se o cuidado com a alimentação está se mantendo também de sexta até domingo? Afinal, não adianta se preocupar com os pratos equilibrados, fazer exercícios durante a semana e depois passar quase três dias entregue a comilança. Sem dúvida os excessos no final de semana pode colocar toda a sua dieta em risco. Para evitar isso, se for muito difícil seguir corretamente a dieta também nos finais de semana, fique Continue lendo

Fontes de proteína para ganho de massa muscular

Fontes de proteína para ganho de massa muscular

Consumir proteína é absolutamente fundamental para ganhar massa muscular. A proteína contém os aminoácidos responsáveis por reparar os tecidos musculares danificados durante o treino e são eles que vão possibilitar o crescimento muscular. Quais os melhores alimentos para ganhar massa muscular? Quais as melhores fontes proteicas alimentares para potenciar o crescimento muscular? Os fatores a ter em conta quando se pretende determinar quais as melhores fontes de proteína é o perfil de aminoácidos essenciais e a digestibilidade da proteína. Alguns alimentos são mais rapidamente absorvidos Continue lendo

Verão Saudável: vamos curtir o verão com qualidade

Verão Saudável: vamos curtir o verão com qualidade

Já estamos na primavera e o verão está chegando. Sol, praia, mar e muito calor, a quantidade de roupa diminui e, conseqüentemente, a preocupação com o corpo aumenta. É importante, porém, que tenhamos cuidados que vão além da questão estética mas sim de saúde e saúde com qualidade, principalmente se está estiver relacionada com dietas inusitadas e sem orientação. Muitas pessoas passam o ano inteiro com uma alimentação inadequada e quando se aproxima do verão iniciam-se as restrições, com isso devemos nos preocupar com questões Continue lendo

Ganhe músculos com os alimentos certos

Ganhe músculos com os alimentos certos

Seu objetivo na academia é perder gordura e ganhar massa muscular para definir pernas, bumbum e abdômen? Além de treinar, é preciso saber comer! Quando iniciamos a academia com o objetivo de perder peso é comum a nutricionista orientar a redução no consumo de carboidratos simples (açúcar, doces, pães, bolos, arroz) e gorduras (frituras). A dieta é restrita em calorias e o treino tem como base os exercícios aeróbicos que intensificam a perda de peso. Após algum tempo e alguns ponteiros abaixo na balança, é Continue lendo

Fatores que influenciam a ter o admirado abdômen ‘tanquinho’

Fatores que influenciam a ter o admirado abdômen ‘tanquinho’

Muitas pessoas perguntam para os educadores físicos, como fazer para ter o abdômen definido, sem gordura, firme e parecendo um ‘tanquinho’. A resposta não é bem simples. São vários fatores que influenciam o acúmulo de gordura no abdômen. Só ‘mexendo’ com esses fatores, é possível ter o abdômen tão admirado. O primeiro passo é fazer uma reeducação alimentar. A maioria das pessoas pensa que parando de comer irá reduzir a gordura abdominal e isto não é verdade. Muitas vezes, essa ação pode influenciar o seu metabolismo Continue lendo