fevereiro 2016

Níveis de Ansiedade

Níveis de Ansiedade

A ansiedade está presente em nós, é útil, ela é a resposta ao stress diário, dependendo do que sentimos podemos dizer que existem vários níveis de ansiedade. E como qualquer outra coisa na vida tudo que tende a extremos não faz bem a saúde. Aqui vamos marcar algumas caracteristicas que podem lhe ajudar a identificar como anda o nivel da sua ansiedade.  Nivel Normal A ansiedade é uma reação normal, dita bioadaptativa, ou seja, é uma resposta do corpo a algum tipo de estressor externo, por exemplo, diante de Continue lendo

Produtividade X Qualidade do Sono

Produtividade X Qualidade do Sono

O desequilíbrio da qualidade do sono pode ser influenciado por fatores como a demanda de trabalho ou escola, responsabilidade familiar, uso de medicamentos, questões pessoais e estilo de vida, levando à restrição e/ou fragmentação do sono. Vários aspectos ficam comprometidos tais como: redução da eficiência do processamento cognitivo, tempo de reação e atenção, além de déficit de memória, aumento da irritabilidade, alterações metabólicas, endócrinas e quadros hipertensivos que por sua vez torna a pessoa suscetível ao aparecimento de várias doenças. O sono passa por vários Continue lendo

As melhores comidinhas para dar um “up” no astral sem que a balança reclame depois

As melhores comidinhas para dar um “up” no astral sem que a balança reclame depois

    É unanimidade. Se alguém está triste ou mal humorado, lá vai a dica: afunde-se no chocolate .  Mas é possível melhorar o humor com alimentos nutritivos e nem tão calóricos como o chocolate. Vejam quais são eles, coma com prazer e sorria porque a balança não vai reclamar! Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade; Espinafre: Ácido fólico e vitamina B atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Folhas Continue lendo

Questione-se

Questione-se

Você já parou para se observar? Não se observar fisicamente, mas internamente e verificar o que realmente anda sentindo, pensando? Seus pensamentos são realistas, otimistas ou pessimistas? O pensamento realista é aquele que vai de encontro à realidade. Contudo essa realidade não precisa ser catastrófica. O pensamento otimista é aquele que sempre espera que o melhor irá acontecer e o pessimista é aquele que vê tragédia em tudo. Se você quer saber em qual perfil se enquadra, imagina a seguinte cena: Você chega ao trabalho Continue lendo

Ansiedade x Atividade Física

A ansiedade se caracteriza por alguns estados emocionais que envolvem sentimentos desagradáveis como tensão, angústia e em alguns casos sofrimento. Tais aspectos podem causar sintomas como taquicardia, disfunções do sono, excesso de sudorese, vertigens, distúrbios gastrintestinais, náuseas, etc. O exercício físico feito de forma regular vai atuar na melhoria de diversas funções do seu organismo. Ele atua promovendo melhoras nos sistemas cardíaco, respiratório, gastrintestinais, atuam nos sistemas nervoso simpático/parasimpático, promovem atuações do sistema endócrino, etc. Em vários exercícios ocorrem também liberação de substâncias que podem Continue lendo

O verão chegou: então foco na alimentação

O verão chegou: então foco na alimentação

O verão já chegou! E, verão lembra sol, piscina, praia e, é claro, pele bronzeada! Mas pele bronzeada nem sempre é sinal de pele saudável e sim de excesso de sol.  Os raios solares estão muito fortes e a camada de ozônio que nos protege cada vez mais está destruída pela poluição. Além do que os raios são os principais produtores de radicais livres da pele. Os radicais livres rompem as fibras elásticas e alteram o colágeno, envelhecendo a pele, formando rugas, causando flacidez e Continue lendo

ISOTÔNICO É PARA ATLETAS, ESTAMOS COMBINADOS?

ISOTÔNICO É PARA ATLETAS, ESTAMOS COMBINADOS?

Não utilize bebidas repositoras de nutrientes frequentemente! A prática da atividade física faz com o organismo elimine água, porém nem sempre é necessária a reposição de glicose e sais minerais. Exceto para um enorme volume de treinamento ou competição, como por exemplo, para os corredores de semi maratonas, maratonas e acima de 16km há recomendação por alguns nutricionistas também. O erro mais comum que ocorre entre praticantes de exercício físico é a utilização dessas bebidas frequentemente como espécie de suco ou água. São poucas pessoas Continue lendo

“Como hipertrofiar em 10 dias”

“Como hipertrofiar em 10 dias”

Atualmente é possível observar um aumento considerável das pessoas nas academias, parques, clubes, dentre outros ambientes que visam trabalhar com atividade física, a fim de buscar uma melhoria em sua saúde geral, despertando uma maior preocupação com sua autoimagem, mas que por sua vez é associada a uma baixa estima, sentimentos de inferioridade e desmotivador, que em suma seriam resolvidos se o indivíduo tivesse um “corpo belo e forte”. Segundo AZEVEDO, A.P. et al, 2012, adismorfia muscular (DM), que é entendida como uma doença que leva Continue lendo

Pé no caminho

Pé no caminho

Em grande parte de nossas decisões saber que é necessário caminhar, não quer dizer saber a direção e o ritmo de como essa decisão se tornará atitude. Saber a direção e a forma como uma decisão será efetivada é muitas vezes  mais importante do que dizer que vai fazer. Esta reflexão tomar-se imprescindível principalmente quando a atitude vai influenciar de forma direta a saúde. Emagrecer nem sempre é tarefa fácil. Muitos sabem que para alcançar e manter o peso ideal alguns fatores são essenciais: alimentação Continue lendo