maio 2016

Gorduras boas e ruins

Gorduras boas e ruins

Tem aumentado muito o interesse e preocupação das pessoas em relação à alimentação e as propriedades dos alimentos consumidos. Elas geralmente buscam as informações nos rótulos dos alimentos, mas será que sabem interpretar as diferenças? Em se tratando de gorduras temos três classificações principais, são elas: Gorduras trans: é obtida a partir de um processo de industrialização denominado hidrogenação, feito a partir da gordura hidrogenada. Esse processo foi desenvolvido com a intenção de deixar os alimentos mais saborosos, crocantes e ainda aumentar a validade dos Continue lendo

As competências necessárias para o emagrecimento

As competências necessárias para o emagrecimento

Efeito sanfona, boicote à dieta, assalto noturno à geladeira, preguiça de ir à academia.  Tudo isso pode ser culpa do inconsciente. “O corpo é o reflexo do que existe dentro da pessoa e essa imagem está atrelada às emoções. As pessoas são bombardeada diária com informações sobre  o que devem ou não comer para não engordar, mas o inconsciente grava emoções que levam a ingerir gordura, mesmo sem querer ou precisar. Esse boicote acontece por conta de um efeito chamado sincronismo. Quando o inconsciente detecta que Continue lendo

O que são alimentos funcionais e para que servem?

O que são alimentos funcionais e para que servem?

    Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras. Mas os alimentos funcionais não atuam como medicamentos. Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais na rotina alimentar. Afinal, grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos. Um detalhe fundamental para o consumo eficaz dos alimentos funcionais, eles só trazem benefícios quando combinados a uma dieta equilibrada e balanceada. Não adianta utilizar um alimento para controlar o colesterol, por Continue lendo

Treinamento Intervalado Emagrece?

Treinamento Intervalado Emagrece?

Muito se fala sobre os benefícios do exercício físico sobre a saúde. Sabe-se que o excesso de peso aumenta a probabilidade de se desenvolver doenças como: hipertensão, diabetes, problemas articulares e ósseos, etc. Entretanto, algumas pessoas têm dificuldade de aderir a um programa de treinamento ou até mesmo de continuar treinando de forma frequente. O treinamento intervalado seja de leve, moderada ou alta intensidade é caracterizado pela alternância entre o tempo de estímulo e de recuperação, sendo que tanto o estímulo quanto a recuperação (passiva Continue lendo

O inverno e nosso estado emocional!

O inverno e nosso estado emocional!

No inverno é comum algumas pessoas relatarem que ficam mais introspectivas, mais centradas em si e até um pouco mais tristes…  Isso pode acontecer porque com o frio tendemos a nos isolar mais sociamente. Existe uma ligação também com a maior produção de melatonina no frio. A melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal. A glândula pineal é a responsável por secretar substâncias que controlem a regulação endócrina, o ciclo de sono e vigília, do sistema imunológico, entre outros. Esse hormônio passa a ser Continue lendo

RISCOS DA ALIMENTAÇÃO MODERNA

RISCOS DA ALIMENTAÇÃO MODERNA

Você já parou para ver como a maioria das pessoas come mal?   Muito trabalho, pouco tempo, alimentos excessivamente industrializados cheios de calorias vazias que não nutrem o corpo, mas entopem as artérias com colesterol e adicionam alguns milímetros a mais de gordura aos nossos quadris e cintura a cada dia. Some isso ao sedentarismo e então temos a fórmula perfeita para deteriorar o nosso corpo e o mais importante, nossa saúde. Num mundo acelerado como o nosso, qualquer coisa que nos ofereça comodidade e Continue lendo

Estratégias comportamentais podem ajudar na Reeducação Alimentar

Estratégias comportamentais podem ajudar na Reeducação Alimentar

Organize o seu dia para dar tempo suficiente para comprar, preparar e comer alimentos saudáveis. Defina um alarme, se necessário, para que não fique a ver televisão ou a trabalhar no computador. Escolha lanches saudáveis que tenham uma textura e sabor agradáveis. Você pode gostar da crocância de cenouras, o agro dos cubos de queijo, ou a suavidade do iogurte congelado. Beber uma xícara de chá quente a meio da manhã ou um lanche no meio da tarde podem fazer com que a saciedade dure mais tempo Continue lendo