fevereiro 2017

Treinar em Jejum é correto?

A glicose é a nossa principal fonte de energia, e também é a única fonte de energia para o sistema nervoso, já que o cérebro consome em média 7g de glicose por dia, a falta desse carboidrato especialmente antes do treino pode causar fadiga, tontura, hipoglicemia e mal estar. Por isso sem o carboidrato proveniente dos alimentos, o corpo usa um mecanismo de proteção que faz com que a pessoa diminua a utilização da glicose e aumente a utilização de gordura e proteína. Porém durante Continue lendo

Os impactos do funcionamento intestinal no cérebro

Os impactos do funcionamento intestinal no cérebro

  Comumente ouvimos as pessoas se queixarem de dores abdominais, diarréia ou constipação. Só que esse desequilíbrio terá reflexo em outra área do corpo a cabeça. Estímulos de confusão na barriga viajam até o cérebro e contribuem para o humor e a concentração irem por água abaixo. A curiosidade sobre os impactos dos distúrbios intestinais no cérebro incentivou a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) a realizar o primeiro estudo sobre a saúde intestinal da mulher brasileira. Foram entrevistadas 3.029 mulheres sendo que dois terços dessas, Continue lendo

Carnaval com saúde e resultados duradouros

Carnaval com saúde e resultados duradouros

A maioria das pessoas que gostam de ter um corpo bacana para os dias de carnaval, começa a fazer atividades físicas com 2 à 3 meses de antecedência. Em alguns casos, a pessoa consegue adquirir um corpo legal, quando tem muito empenho e dedicação. Mas a maior parte das pessoas não consegue resultados apenas com esse período de treino. Para conseguir um corpo ideal em uma data específica do ano (por exemplo, no carnaval), é preciso uma antecedência maior para não se ter sofrimento e Continue lendo

Hábitos alimentares que ajudam na TPM

Hábitos alimentares que ajudam na TPM Devido ao inchaço corpóreo, evite o excesso de alimentos industrializados, principalmente aqueles ricos em sódio e gorduras como salgadinhos, carnes processadas, refrigerantes, pipocas de microondas, temperos prontos, macarrão instantâneo, e excesso de sal. Consuma regularmente alimentos ricos em triptofano: castanhas, peixes, queijo, ovos, ervilha, abacate, banana. A Vitamina B6 é uma importante aliada do sistema nervoso: nozes, banana, gérmen de trigo, feijão, lentilha, cenoura, leite. Fiquem atentas, pois pílulas anticoncepcionais podem depletar algumas vit. (B6) e minerais, favorecendo sintomas Continue lendo

VIVA UM CARNAVAL LIGHT

VIVA UM CARNAVAL LIGHT

     O carnaval está chegando e é hora de se preparar para os quatros dias de folia e de muita diversão. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados com a alimentação. São vários dias regados a muita cerveja, churrasco e lambiscos.  A água e os sucos são substituídos por bebidas alcoólicas. Não há hora certa para fazer as refeições, o almoço é substituído por tira gosto e as frutas, os legumes e verduras são esquecidos.      Mas Continue lendo

Foco e mudança de hábito

Foco e mudança de hábito

  Segundo definição “ter foco” significa “ter um planejamento, ser organizado, estabelecer um objetivo, alcançar metas e atingir o que se pretende através de persistência”. Já o hábito pode ser conceituado como “costume; maneira de viver; modo constante de comportar-se e de agir”. O que você acredita que os dois têm em comum? Ao decidirmos mudar um hábito, ter foco é essencial. Ambos estão relacionados ao modo de viver, às escolhas que fazemos, seus impactos e renúncias ligadas a elas. Quando se tem um objetivo Continue lendo

Pulando Carnaval e Queimando Calorias

Pulando Carnaval e Queimando Calorias

Carnaval é época de desligar um pouco da rotina. Alguns preferem descansar num local tranquilo, ficar com a família, organizar pendências, outros, preferem o agito dos blocos, viajar para cidades tradicionais em desfiles carnavalescos, litorais, enfim… Cada indivíduo busca a atividade que mais tem a ver consigo, sendo comum nessa época usar a dança como atividade predominante. Você já ouviu a frase: “quem canta seus males espanta”? Modificarei essa frase para “quem dança seus males espanta”. A dança é uma atividade fantástica que tem o Continue lendo

Intestino: O Segundo Cérebro

Intestino: O Segundo Cérebro

O corpo humano é uma máquina fantástica em seus mínimos detalhes. Mas nos últimos anos estudos vêm relevando elementos fascinantes sobre o intestino.  Já para inicio de conversa o tamanho desse órgão é uma coisa impressionante. Se o intestino fosse aberto e esticado em seus dois segmentos – o delgado e o grosso -, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis.  Todo esse tamanho bem compactado e acondicionado dentro do ventre.  O intestino serve de barreira entre Continue lendo

Posso fazer atividade física gripado? Ela irá me ajudar na melhora da gripe?

Posso fazer atividade física gripado? Ela irá me ajudar na melhora da gripe?

Para obter essas respostas precisamos entender como nosso corpo funciona durante a prática de atividade física. Considerando que você esteja saudável e resolva praticar alguma atividade física, naturalmente acontecem algumas ações hormonais que irão aumentar sua frequência cardíaca, fazendo seu coração bombear mais sangue, possibilitando o transporte mais rápido de oxigênio e nutrientes até os músculos. Também acontece o aumento da sua pressão arterial, uma sudorese excessiva para manter sua temperatura corporal estável, e aquela sensação de sede te mantendo em alerta quanto a desidratação, Continue lendo

Carnaval saudável

Carnaval saudável

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Divertir e relaxar são sempre muito bons neste feriadão prolongado e ótimos para a saúde, mas o risco é esquecer as regras básicas de alimentação e comprometer seu programa de emagrecimento! PREPARANDO PARA O CARNAVAL! Invista nos alimentos termogênicos como gengibre, pimenta-vermelha, couve, brócolis, laranja, kiwi, canela, chá verde, linhaça, mostarda, vinagre de maçã e aspargo. Eles aceleram a queima calórica e ajudam a eliminar os líquidos retidos. Prefira os alimentos crus: frutas, Continue lendo