Sem desculpas – existe tempo para os exercícios físicos

 

A maratona diária em que vivemos não é uma atividade esportiva, mas uma corrida contra o tempo que tem como objetivo tentar fazer o máximo de tarefas possíveis, pessoais ou profissionais, em apenas 24 horas.  Trabalho, estudos, compromissos, família. Muitas vezes esquecemos que cuidar da nossa saúde é vital para darmos continuidade a essa rotina dinâmica, e, para tanto, a falta de tempo não é mais desculpa. Não acredita?

Raciocine um pouco sobre como organizar melhor seu tempo. Se não puder encontrar 30 minutos (apenas 2 % de todo o seu dia), conclui-se que você realmente é muito ocupado. Vejamos as seguintes questões: Quantas horas devemos dormir? 8 horas, ou seja, 1/3 do dia. Quantas horas devemos trabalhar? Também 8 horas, ou seja, mais 1/3 do dia. E com quantas horas você dispõe ainda? Novamente 8 horas. Sim, mais 8 horas para fazer tudo que quer ou necessita para viver. Encontrar 30 minutos à uma hora nestas 8 horas, certamente não será uma tarefa tão difícil assim, para você praticar um atividade física que goste.

Ótimo, não? Se você pretende mudar seu dia a dia e iniciar uma vida mais saudável, existem algumas tarefas que podem ser realizadas e organizadas para otimizar seu tempo no trabalho e conquistar esse momento para suas atividades físicas. Seguem algumas sugestões de como alcançar essa melhoria:

* Procure um especialista – antes de tudo, ocupe um espaço da sua agenda para procurar um profissional habilitado e verificar se você está apto a praticar exercícios. Só inicie o seu treino após a realização de um check up médico e de uma avaliação física e fisioterápica para que você se sinta seguro quanto a prática de atividade física e alcance os seus objetivos. Afinal, não adianta administrar bem o seu tempo se, quando iniciar o treinamento, você sofrer alguma lesão;

 * Planejamento antecipado – pegue a sua agenda e visualize a situação da próxima semana para alocar as prioridades, seguindo a ordem ao longo dos dias. Não se esqueça de incluir neste planejamento um tempo para dedicar aos exercícios físicos. Priorize para cada dia da semana apenas aquilo que será realizado com certeza, as possibilidades devem ficar de lado;

 * Ache um parceiro – no começo, ir sozinho para fazer exercícios pode ser realmente desestimulante. A dica é encontrar alguém que compartilhe da mesma necessidade para um apoiar o outro. Incluir relacionamentos importantes nessa atividade é também uma ótima forma de utilizar seu tempo para realizar prospecções pessoais e profissionais;

 * Compromisso com você mesmo – para dar certo a realização das atividades físicas diárias, você precisa estar bastante comprometido com você mesmo. No começo, provavelmente precisará rever sua agenda e a forma como tem se organizado. Mas, o importante é começar, depois você se adaptará mais fácil à nova rotina;

 * O período da manhã pode ser a melhor opção – ao iniciar a prática de exercícios físicos, muitas pessoas acabam escolhendo os horários vagos entre trabalho e universidade, ou o pós-trabalho. Não se esqueça que o período da manhã também é uma ótima opção! Acordar mais cedo lhe dá ânimo para aguentar o dia, além de culminar em aumento de produtividade pela sua maior disposição. Isso sem contar que esse período costuma ser mais fresco do que à tarde;

 * Escolha um exercício que lhe agrade – se você odeia caminhar, não opte utilizar o seu tempo em uma esteira, você desistirá logo dos treinamentos. O grande segredo para as realizações darem certo é se sacrificar um pouco para fazer aquilo que realmente gosta. Pode ser abdominal, levantamento de peso, bicicleta, correr, praticar dança aeróbica, ou todos os exercícios mesclados. A escolha é sua. Sair da inércia é difícil, principalmente por estarmos acostumados com essa correria da vida moderna. Mas, lembre-se que praticar exercícios pode, além de trazer uma sensação de disposição para seguir os dias, aumentar a sua produtividade diária profissional e estimular a atenção na realização de suas atividades.

 Não é somente estética, exercícios físicos também são sinônimos de saúde e qualidade de vida.

 

www.revistavigor.com.br  (adaptado)

www.sitemedico.com.br  (adaptado)

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *