Cuide do seu estômago incluindo fibras na alimentação


A Helicobacter pylori (HP), bactéria descoberta há alguns anos, é apontada hoje como o maior agente causador da gastrite e da úlcera gástrica, que, se não tratada, pode evoluir para o câncer do estômago. A H.pylori é encontrada em todo o mundo, infectando pessoas de todas as idades e pode ser transmitida pela água e de pessoa para pessoa.

A infecção provocada pela bactéria é de longa duração e pode se manifestar 40, 50 anos depois de instalada no organismo, o que explica o fato de o câncer do estômago atingir pessoas de mais idade.

O aparecimento das gastrites, úlcera ou câncer depende da cepa do H.pylori, da sua virulência, da susceptibilidade do paciente e da interação bactéria/portador. Longe de automedicação (com antiácidos paliativos), procurar um médico é a solução mais inteligente. A bactéria é facilmente identificada pelos métodos laboratoriais e há tratamento para sua erradicação.

Inclua fibras na sua dieta!!!

Além da bactéria, outros fatores que levam ao aparecimento do câncer do estômago é alimentação pobre em vitaminas A e C, carnes e peixes, ou ainda um alto consumo de alimentos defumados e enlatados. Para preveni-lo, é necessário uma dieta composta de vegetais crus, frutas e alimentos ricos em fibras.

As fibras são as partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso organismo. Pela facilidade com que passam pelo intestino, elas ajudam todas as outras substâncias alimentares a mover-se pelo sistema digestivo de forma adequada. Sem fibras suficientes, a digestão fica mais lenta e pode ocorrer obstipação (intestino preso), levando à desordens intestinais e hemorróidas.

Elas são encontradas somente em plantas. Os alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, não as possuem. Dentre os vegetais, as fontes mais ricas de fibras são as hortaliças, as raízes, as leguminosas (grão de bico, feijão…), os cereais integrais e as frutas em geral.

CUIDE BEM DO APARELHO DIGESTIVO

• Procure fazer de 5 a 6 refeições diárias


• Inclua fibras em sua dieta

• Coma devagar, mastigando bem os alimentos

• Para evitar refluxo gastrosofágico, após as refeições, aguarde pelo menos duas horas para dormir.

1 comentário


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