Reduza o seu colesterol

Que o colesterol alto é considerado um vilão todo mundo sabe. Já os riscos para a saúde causados por esse acúmulo de gordura nas artérias, nem sempre são conhecidos. Até mesmo porque, muita das vezes, os sintomas são silenciosos podendo ocasionar infartos e acidentes vasculares cerebrais tendo como vítimas crianças a idosos.

Mas nem todo colesterol é considerado ruim. Precisamos sim de gordura no nosso organismo, gorduras ‘boas’, que vão trazer benefícios como a produção de hormônios e comunicação entre as células. É importante reduzirmos o colesterol ‘ruim’, aquele vai acumular nas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas.

Os hábitos saudáveis devem ser por toda a vida. Investir em alimentos ricos em fibras auxilia na redução da absorção do colesterol. Para isso, consuma diariamente frutas, verduras e alimentos integrais e evite o consumo de carne vermelha gorda, laticínios integrais, frituras, industrializados e  doces em geral. 

Outro fator importante é a  prática regular de exercícios físicos que é comprovadamente eficaz na redução da taxa total e elevação do bom colesterol. O ideal é, pelo menos, 30 minutos de exercícios aeróbicos de três a quatro vezes na semana. Desde que sejam liberados pelo médico.

CONFIRA ALGUNS ALIMENTOS EFICAZES:

AVEIA – rica em betaglucana, nutriente capaz de regular a síntese de colesterol e reduzir sua absorção. Possui alto valor calórico, portanto, a ingestão deve ser controlada para no máximo 2 colheres de  sopa por dia.

SALMÃO – rico em ômega-3 que melhora os níveis do ‘b0m’ colesterol e protege o sistema cardiovascular. O ideal é consumir pelo menos 3x na semana.

CEBOLA – tempero natural que proporciona aroma a sabor agradável. Possui antioxidantes que previnem o envelhecimento das células. O consumo deve ser diário em substituição ao sal e temperos industrializados.

AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM – rico em gorduras boas que melhoram o ‘bom’ colesterol. Deve ser consumido frio e na versão ‘extravirgem’ por ser puro e possuir propriedades importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares. O consumo deve ser de 2 colheres de sopa por dia.

Cuide da sua saúde e garanta uma melhor qualidade de vida!

Christiane Veloso

Nutricionista Clinlife

CRN 8158

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