Alimentação saudável em qualquer parte do mundo

Feriados, alguns dias de folga ou até mesmo as tão sonhadas férias costumam ser sinônimo de viagem. Mas como a atividade representa uma diferença significativa na rotina do dia a dia, visitar novos lugares torna ainda mais difícil a tarefa de manter a dieta.

O problema é que qualquer escapadinha pode por tudo a perder e acabar com o esforço de meses de alimentação balanceada e atividades físicas regulares.

Conhecer novos restaurantes e ter a possibilidade de experimentar todos os sabores da culinária loca, pode modificar nossa rotina alimentar. Além disso, o momento de lazer em outros países contribui para esquecermos por alguns dias do compromisso com a balança e com a alimentação saudável.

Mas para poder experimentar o que a gastronomia tem de melhor sem aquele receio de ganhar alguns quilinhos, basta contar com o bom senso e um pouco de parcimônia. Por isso, confira algumas dicas e aproveite sua viagem ao exterior sem preocupações.

É possível encontrar alimentos saudáveis em outros países para manter uma rotina balanceada . Frutas e sucos naturais são ótimas opções e podem ser encontrados em qualquer parte do mundo. Sem contar que experimentar as frutas e vegetais nativos do seu destino também é uma ótima oportunidade para conhecer os sabores tradicionais do local.

Por esse motivo, vale a pena visitar supermercados ou feiras livres para encontrar esse tipo de alimento. Procure também por sanduíches e outras bebidas lights que contribuam para a dieta. Se estiver hospedado em um hotel ou pousada, resista à tentação de provar todas as guloseimas oferecidas no café da manhã. As melhores opções para essa refeição são as frutas, iogurtes, sucos naturais e pães com fibras.

Outra dica importante e muito fácil de ser seguida é programar-se para ter sempre um lanchinho à mão. Assim como fazemos diariamente, é fundamental ingerir algum alimento a cada três horas. Porém, com a agenda cheia de passeios e visitas, muitas vezes nos esquecemos de comer uma fruta ou algum alimento leve nos intervalos. Dessa maneira, aumentamos consideravelmente a chance de devorar um belo prato quando chega a hora de escolher uma refeição principal.

Lembre-se também de que com o clima do local e a programação dos passeios você pode acabar se esquecendo da hidratação. Tenha sempre uma garrafinha de água na bolsa ou mochila e invista pesado na hidratação para evitar maiores problemas.

A gastronomia dos destinos mais procurados

Assim que definir o país em que deseja passar algum tempo, busque informações sobre a culinária local e dicas de restaurantes em guias gastronômicos, sites, blogs ou com amigos que já conheçam a cidade. Se sua rotina alimentar possui alguma restrição – vegetarianos ou pessoas que possuem alergias, por exemplo – esteja preparado para escolher alternativas aos pratos típicos servidos no local.

Quando bater a dúvida, escolha pratos que estejam de acordo com o seu paladar para evitar surpresas desagradáveis. Ainda, se estiver viajando acompanhado, não se sinta constrangido ao optar por um prato diferente do que o escolhido pela maioria. Aproveite a ocasião como uma oportunidade para, caso todos concordem, pedirem pratos diferentes e dividirem a experiência de saborear alimentos variados.

Caso seu destino seja localizado na Europa, saiba que vai ser difícil resistir aos chocolates e queijos tão tradicionais de muitos países da região. Então prove as diversas opções com parcimônia.

Escolha um tipo de queijo por dia, por exemplo, e aproveite bem cada um dos sabores. Se você consumir muitas opções de uma única vez, será mais difícil apreciar os alimentos e suas especificidades.

Os chocolates também podem entrar na hora da sobremesa ou no lanchinho da tarde, porém, em porções pequenas. Lembre-se de que é possível escolher alguns chocolates para trazer como presente para os amigos e familiares. Então, por que não trazer alguns para você mesmo? Assim você saboreia as lembranças da sua viagem mesmo depois de voltar e espanta para bem longe o risco de engordar.

Os países do Mediterrâneo também têm a alimentação rica em peixes e hortaliças frescas – uma dieta infalível para a boa forma e a saúde do coração que pode ser apreciada sem maiores preocupações.

Já se você está com as malas prontas para desembarcar nos Estados Unidos deve estar prevendo a quantidade de calorias que vai ingerir em fast foods.

Como se trata de um país onde é mais difícil driblar esse tipo de alimentação, a dica é não abrir mão dos lanchinhos leves entre as refeições. Aproveite as frutas, as barrinhas de cereais e as oleaginosas, como nozes e castanhas, para diminuir a fome e garantir uma quantidade menor de calorias nas refeições principais.

Quando chegar aos restaurantes de fast food, procure no cardápio as opções menos calóricas. Em vez de um hambúrguer, peça um prato sem queijos gordurosos, molhos cremosos ou acompanhamentos pesados, como bacon e batata frita.

Na hora de escolher a carne, as aves e peixes são sempre mais saudáveis e indicados para a dieta. Uma alternativa fácil de encontrar em muitas lanchonetes são os wraps – massas finas recheadas com peito de peru ou salmão defumado e acompanhadas de salada são pratos leves que não atrapalham a dieta.

Em geral, o segredo para manter a dieta durante as viagens é saber fazer as escolhas certas para controlar o impulso de experimentar tudo ao mesmo tempo.

Interprete seus desejos para saber distinguir situações em que a vontade de provar um doce, por exemplo, pode ser um exagero. Se não for mais visitar o restaurante, bar ou padaria, leve a guloseima para saborear em outro momento ou aproveite a oportunidade para voltar ao local e passar mais algumas horas provando da boa gastronomia.

Dicas:

O filé argentino é uma das opções mais consumidas entre os turistas que visitam a Argentina.

Os tradicionais cafés espalhados nas ruas de Paris reservam muitas opções deliciosas.

É possível encontrar alternativas saudáveis aos pratos calóricos servidos nos tradicionais diners americanos.

 

Juliana Castilho Alves

Nutricionista Clinlife

CRN4524

 

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