Habitos saudáveis são para sempre

O termo dieta é usado popularmente somente para definir uma forma de controlar o peso. Mas na verdade, a palavra refere-se aos hábitos alimentares individuais. Cada pessoa pode ter uma dieta específica, seja para emagrecer, manter, engordar.

O que realmente pode ser caracterizado como dieta para emagrecimento é a dieta restrita em calorias e não simplesmente o termo dieta.

Nem sempre uma pessoa que faz dieta para emagrecimento, está tendo uma dieta saudável. Isso vai muito além das calorias, a grande importância está na quantidade e variedade dos alimentos que consome.

Uma dieta restritiva que não leve em conta as necessidades do organismo poderá ter efeitos desastrosos para a saúde.

Para realmente ter hábitos saudáveis siga alguns pontos:

– Consuma diariamente alimentos de todos os grupos alimentares (cereais, hortaliças, leguminosas, carnes, leite e derivados, frutas);

– O doce e as gorduras devem ser consumidos esporadicamente e sempre com moderação;

– Consuma todos os dias pelo menos 2 porções de frutas;

– Evite o consumo de refrigerantes, mesmo os diet e light, e de bebidas alcoólicas;

– Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango;

– Dê sempre preferência aos alimentos cozidos, grelhados ou assados;

– Faça pelo menos 5 refeições por dia, assim terá uma melhor absorção dos nutrientes;

– Sempre que possível, prefira os cereais integrais como: arroz, pães;

– Modere na quantidade de sal que adiciona nos alimentos;

– Evite o consumo de alimentos industrializados, embutidos e enlatados, pois eles contêm muito sódio;

– Beba em média 1,5 litro de água por dia;

– Pratique atividade física, nem que seja por somente 30 minutos todos os dias.

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