SENTIR DORES MUSCULARES APÓS O TREINO COM PESOS É NORMAL?

Sempre que iniciamos uma rotina nova de exercícios sentimos no outro dia muitas dores musculares, não é mesmo? Muitas vezes ficamos em dúvida se as dores são normais de se sentir, às vezes pensamos que estamos pegando pesado demais, ou que estamos executando o exercício de forma errada, mas o que realmente está correto?

 É saudável sentir dores no dia seguinte após o treino? Como diferenciar a dor causada por uma lesão muscular das dores musculares do pós-treino?

 Bom, em primeiro lugar precisamos entender o que acontece na musculatura durante os exercícios físicos e o porquê das dores que sentimos.  Quando fazemos um esforço físico maior do que estamos acostumados, por exemplo, quando iniciamos uma modalidade de exercícios físicos ou quando trocamos à ficha na musculação (quando organismo não está acostumado com o estímulo) vão ocorrer, nas fibras musculares, milhares de micro lesões devido ao “novo” esforço.  Essas micro lesões, vão levar as fibras musculares a produzirem novas fibras para reconstrução do tecido, causando assim o aumento na massa muscular.

 A dor que sentimos, após “forçarmos” o aparecimento das micro lesões com exercícios físicos, é uma dor passageira e suportável que aparece cerca de 48 horas após o estímulo do exercício e diminui progressivamente nos próximos dias. É importante notar que essa dor não impede que façamos outras atividades no nosso dia-a-dia, conseguimos, mesmo com dor, executar movimentos com perfeição.

 Quando contraímos lesões musculares a dor, na maior parte dos casos, aparece algumas horas após os exercícios físicos e persiste por muitos dias, atrapalhando a execução das atividades diárias, nesse caso, será importante procurar um médico para averiguar a possibilidade do surgimento de lesão.

Mais do que estar atento ao surgimento de dores musculares, é necessário aprender os limites do organismo. Somente respeitando os limites que o próprio organismo dita, é que conseguiremos praticar os exercícios físicos sem adquirir lesões.  O acompanhamento de um profissional habilitado para o ensino dos movimentos corretos também é muito importante para a prática de exercícios físicos de forma saudável. E por fim, não utilizar medicamentos para dor muscular antes de praticar exercícios físicos, principalmente se for sem a indicação de um médico.

 Se exercitar com respeito aos limites do organismo é exercitar com saúde. Cuide-se!

Flávia Ferreira Simão

CREF 015957-G/MG

Educadora Física Clinlife

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