Culinária japonesa

 

A culinária japonesa está cada vez mais popular no cardápio brasileiro. Tendo como base peixes e arroz, acompanhado de ervas e molhos, é considerada uma alimentação saudável, saborosa e de fácil digestão.

Quando bem preparada, a comida japonesa apresenta inúmeros benefícios para a saúde. O gengibre e a raiz forte são fundamentais no sabor das receitas. Além de possuírem função bactericida e melhora da imunidade, são alimentos que facilitam a digestão e, o gengibre em especial, possui função termogênica, acelerando a queima de gordura. 

Ricos em ômega 3, os peixes apresentam baixo valor calórico e nutrientes indispensáveis para a saúde, proporcionando assim, controle de colesterol e prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares desde que o consumo esteja associado a alimentação saudável e pratica regular de atividades físicas.

Apesar da fama de comida leve e saudável, as misturas e os excessos podem prejudicar os ponteiros da balança. Como o arroz branco está presente na maioria das preparações, o prato se torna fonte de carboidrato e com valor calórico maior. Já o molho shoyo que acompanha os shushis é rico em sódio podendo elevar a pressão arterial e causar retenção de líquidos se consumido em excesso.

O mais indicado é priorizar o consumo de sashimis (fatia de peixe cru) e moderar no consumo de shushis (peixes acompanhados de arroz) e molho shoyo. As peças fritas também devem ser consumidas com moderação. Vale abusar do gengibre, pepino e demais temperos naturais. 

Converse com a sua nutricionista para saber quais os tipos de pratos e quantidades são mais indicados para você!

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Christiane Veloso

CRN 8158

Nutricionista Clinlife

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