A Hora Certa de Mudar

Como saber quando é o momento mais propício para a mudança? O tempo ótimo para tomarmos aquela decisão que irá dar um giro de 180° em nossa vida? A hora exata de dar o primeiro passo para o novo?

Difícil dizer. Como o próprio nome diz; tudo que é novo é desconhecido, e traz inseguranças, talvez por isso seja tão conflituoso para algumas pessoas saírem da sua zona de conforto.

O medo de arriscar é maior e nos impossibilita de agir. Costumo dizer que é muito mais saudável fazer e errar, do que simplesmente não fazer. Você aprende tanto no caminho…

O certo é que só mudamos quando a nossa “zona de conforto” já não nos “conforta” tanto mais.

Porque enquanto há “conforto”, há ganhos em permanecer dentro da nossa bolha de proteção, mas a partir do momento que esses ganhos passam a ser questionados por nós ou a serem menores que os ganhos de sair da bolha, nossa percepção se altera e o desejo de mudança se instala.

Você pode estar neste exato momento vivenciando algum tipo de conflito; troco de emprego ou não? Termino esse relacionamento? Começo uma dieta?

E não consegue tomar uma decisão de trocar de emprego e ganhar um salário melhor, talvez porque ainda tem muitos ganhos com o atual emprego, amigos que fez por lá, é perto da sua casa, o seu chefe é legal com você etc.

Não consegue terminar um relacionamento que não lhe faz bem por ter medo de ficar solteiro (a). E tenta começar a fazer dieta por estar acima do peso, mas come chocolate e toma refrigerante todo dia.

Em suma, toda verdadeira mudança surge de um conflito, de uma insatisfação com o estado atual, seja ele qual for. Como diz a célebre propaganda a mudança começa com os “desapegos”.

Se ainda estamos “apegados” à nossa “bolha” dificilmente conseguiremos mudar. Então, um VIVA aos “desapegos”!!!

Iana Pechir

Psicóloga Clinlife

CRP: 04/35355

 

1 comentário


  1. Estou passando por este desejo de mudança, mas realmente é muito difícil tomar a decisão. Por isso me identifiquei e gostei desta matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *