A importância da avaliação e reavaliação física

A avaliação física é um importante processo no treinamento esportivo ou ainda, na prescrição de exercícios físicos para saúde ou estética.

Através dela, o profissional de Educação Física poderá identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (tabagismo, hereditariedade, alteração no colesterol, alteração do açúcar no sangue, sedentarismo, dentre outros).

Além disso, poderá, ainda, avaliar se a maior necessidade do individuo será em relação à melhora do desempenho esportivo, aumento do VO2máx, redução de peso ou ainda redução de percentual de gordura.

Através da Avaliação, o profissional de Educação Física terá parâmetros para identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a freqüência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento, a qual é individual.

A Reavaliação deverá ser realizada após um período de no mínimo 60 dias de exercícios físicos, para identificação dos resultados. Assim, o profissional analisará se será necessária a mudança do programa de exercícios ou poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.

Dicas

– Faça Avaliação Física e, periodicamente, uma reavaliação. Desta forma, você sempre saberá se seus objetivos estão sendo alcançados e ainda poderá prevenir problemas com sua saúde.

– Em casos de tratamentos multidisciplinares de emagrecimento, os outros profissionais envolvidos no processo necessitam ter acesso aos resultados das avaliações para também conseguirem prescrever dentro de suas metas. Por isso é importante não deixar de fazer a avaliação física regularmente.

– Utilize um frequencímetro durante o exercício, a fim de saber se está na frequencia cardíaca certa para atingir seu objetivo.

– Procure um profissional de Educação Física habilitado (formado e com registro no CREF), para orientá-lo durante os exercícios, bem como prescrevê-los.

Fonte: www.corpoperfeito.com.br (ADAPTADO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *