A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PSÍQUICA

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera o conceito de Saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Diferente do que já se foi pregado, atualmente, um ser humano saudável é aquele que consegue manter o equilíbrio entre as principais esferas que o envolvem; física, social e mental.

Falando especificamente do bem estar mental. Sabemos que um estado psíquico em desequilíbrio, pode gerar inúmeras desordens no organismo. As chamadas doenças psicossomáticas e desordens mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que esse número venha a crescer em alguns anos. Os transtornos mais comuns são os depressivos e os transtornos de ansiedade.

Sendo assim, é importante zelarmos pelo nosso bem estar psíquico também. Sabemos que quando estamos mais frágeis, nervosos ou ansiosos, nosso organismo reage de inúmeras formas: estresse, insônia, dores de cabeça, taquicardia, manchas pela pele, baixa imunidade, baixa atenção e concentração, são alguns dos sintomas mais comuns em doenças psicossomáticas. (ATENÇÃO: NEM TUDO É CAUSA PSÍQUICA, SEMPRE CONSULTE UM MÉDICO DIANTE DE TAIS SINTOMAS, QUE TAMBÉM ESTÃO PRESENTES EM DIVERSAS DOENÇAS ORGÂNICAS).

Proporcione, então, a si mesmo, um bem estar mental;

– Pratique atividades físicas regularmente – libera hormônios que controlam o estresse, ajuda no equilíbrio do sono; aumenta a resistência física; estimula o metabolismo, etc.

– Procure encaixar um lazer ao seu dia-a-dia – deixa sua mente e seu corpo relaxados fazendo algo que lhe é prazeroso.

– Mantenha contato com pessoas que lhe são importantes, crie laços de afetividade;

– Preste atenção em sua respiração – pare por um minuto, e se perceba, respiração curta e acelerada é sinal de ansiedade e nervosismo, seu cérebro precisa receber mais oxigênio e as células do corpo também, respire mais pausadamente, aumentando a amplitude ao inspirar e expirar.

– Mantenha uma alimentação saudável – existem alimentos ricos em nutrientes que ajudam a manter o corpo em equilíbrio.

– Tente ter uma boa noite de sono – o ideal é de 7 a 8 horas, mas cada um tem seu tempo ótimo, encontre o seu.

Essas são algumas dicas básicas para alcançar uma boa saúde psíquica, mas se mesmo fazendo tudo isso, ainda não estiver se sentindo bem, não hesite em procurar por ajuda médica e/ou psicológica.

Iana

Psicóloga Clinlife

CRP: 04/35355

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