A Importância de Pertencer a um Grupo Social

Quando estamos rodeados de pessoas que compartilham valores ou objetivos comuns, é mais fácil nos sentirmos bem a nosso próprio respeito. E essa sensação é uma das mais importantes que há.

Quando estamos entre pares como esses, nos sentimos vistos e valorizados. Essa é a sensação básica de referência para um ser humano, de acordo com o que acredito. Sermos válidos e vistos significa que somos amados.

Ao estarmos em um ambiente de aceitação, podemos relaxar e sermos quem somos. Podemos ter defeitos, exercer nossas opiniões e sermos escutados. E é geralmente quando mais aprendemos e nos desenvolvemos.

Gostaria então de propor Três etapas para você aprimorar seus contatos sociais;

1 ª etapa:

  • Como você está de turma?
  • Onde você trabalha, sente-se acolhido em suas idéias ou é um estranho no ninho?
  • Onde ou em quais situações você mais se sentiu acolhido?
  • Com quem você se sente confortável para ser quem é? E para aprender o que gosta?
  • Onde mais pode ter esse tipo de pessoa? Liste precisamente cursos, escolas, eventos, locais de trabalho, projetos, etc.

2ª etapa:

Tente agrupar os traços comuns dessas pessoas, tipo: De que idades são? De que nacionalidades? Quais ocupações têm? De que culturas vêm? (São da sua cidade, por exemplo, ou de outra? Outro país, talvez?)

3ª etapa:

Se você já descobriu onde está sua turma (ou turmas), ótimo. O que você pode fazer para fortalecer e talvez até aumentar essa rede?

Ter uma rede forte é muito importante para seguir pela vida com segurança de que não há nada de errado conosco. Vá em frente e Procure sua turma!

 

Paula Oliveira

CRP 04/34982

Psicóloga Clinlife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *