A importância do autoconhecimento.

 

Quando pensamos em autoconhecimento automaticamente lembramos-nos de autoestima; esta que oscila de acordo com situações e principalmente como nos sentimos em relação a cada uma delas. O que faz com que certas pessoas sejam mais seguras de si mesmas e equilibradas emocionalmente enquanto outras se perdem e se desesperam quando algo que foge do controle acontece? O que difere uma pessoa das outras neste sentido de ter controle sobre suas emoções é o chamado autoconhecimento.

É importante pensarmos o quando nos conhecemos, será que muito? Ou pouco? A maioria das pessoas acredita que se conhecem, mas na verdade se conhece muito pouco. Será que você confia em alguém que pouco conhece? Geralmente confiamos em quem conhecemos muito. E se você não se conhece como vai acreditar em você mesmo? Em sua capacidade? Como vai realizar sonhos se não acredita ser capaz?

Sendo assim o autoconhecimento é fundamental para que se desenvolva o amor próprio e fortalecer a autoestima. É difícil alguém se conhecer interiormente se sempre quando busca algo, é no externo. Busca roupas novas, corte de cabelo novo; o caminho deve ser ao contrário, ou seja, de dentro para fora. Quando uma pessoa está bem consigo mesmo, isso é percebido não pela roupa que ela usa e sim pelo brilho em seu olhar, sua paz de espírito. Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errada, pode-se amar? E se amar é condição básica para a autoestima. É importante repensar e identificar quais fatores estão fazendo com que você não consiga elevar sua autoestima. E assim conseguir chegar a realização de seus objetivos.

O importante é desenvolver a capacidade de ter a consciência de saber que o que se faz é o reflexo de quem você é. Ao reconhecer seus pontos negativos, poderá mudá-los. E reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua própria capacidade de conseguir realizar o que deseja independente das criticas ou opiniões que terão sobre você. Assim você terá autoconhecimento suficiente para provar para si mesmo e si amar!  

 

Adrielle Ferreira

Psicóloga Clinlife

CRP: 04/38423.

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *