A melhora postural começa na consciência!

Na correria do dia a dia e na busca de facilitar ou se manter numa posição mais confortável,  nos esquecemos da importância de mantermos em posições adequadas sejam elas em casa assistindo TV, no trabalho diante do computador, na sala de aula, dirigindo, dormindo, carregando bolsas ou mochilas pesadas ( normalmente só de um dos lados)  e até mesmo ao pararmos em pé!

Grande parte dos indivíduos, que buscam a prática de exercícios físicos, chega às academias com os famosos “desvios posturais”, dentre eles os mais freqüentes são:

 HIPER CIFOSE: Aumento anormal da curvatura das costas, o que pode deixar o individuo com aparência “corcunda”.

HIPER LORDOSE: Aumento da curvatura da coluna Lombar. Normalmente é mais freqüente nas mulheres, deixando os quadris mais aparentes.

ESCOLIOSE: curvaturas na coluna em sentido lateral.

Os desvios da coluna são extremamente sérios, pois facilitam lesões articulares e fraqueza muscular proporcionando o desenvolvimento de outras mudanças posturais anormais, como por exemplo a depressão de ombros, protrusão de ombros e alterações na posição do quadril. Portanto, para tratar ou evitar esses desvios, comece pela sua consciência corporal! Segundo Melo 1997, a consciência corporal “emerge como nível mais complexo e mais refinado na organização da noção do corpo” e nada melhor do que exercitá-la na prática de exercícios físicos que trabalham o equilíbrio, coordenação motora e força.  Os exercícios de frente para espelho podem ajudar muito, pois,  facilitará a correção postural durante a execução dos movimentos. Além disso, é necessário que o indivíduo se policie cotidianamente e procure:

– Evitar carregar bolsas ou mochilas apenas de um dos lados, tentando sempre revezar;

– Sentar com a coluna totalmente apoiada na cadeira e ombros “abertos”, evitando deixá-los jogados para frente;

– Dormir, preferencialmente de lado, com um dos travesseiros  entre as coxas;

-Em qualquer atividade diária lembrar sempre da autocorreção, seja no trabalho, caminhando, andando de bicicleta, assistindo TV e etc…

É fundamental a prática de exercícios supervisionados para fortalecer a musculatura necessária para auxilio à correção… e quanto mais cedo o tratamento, melhor!  Cuide da sua saúde… a conscientização é fundamental !!!

Camila Cardilo

Profissional de Educação Física – Clinlife

CREF: 018447-G/MG

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