A prática de exercícios físicos alivia os sintomas da TPM

A oscilação dos hormônios no período menstrual é a grande vilã da variação de humor durante a TPM. Todos os sintomas sentidos nesse período, muitas das vezes podem acabar com a alegria e com o dia de quem os sente e também das pessoas que estão próximas.

Mas para quem sofre com os desconfortos desse período, uma ótima notícia: praticar exercícios físicos regularmente reduz o fluxo sanguíneo menstrual diminuindo as cólicas, libera endorfina (que tem ação analgésica) e ativa a circulação de todo o corpo, aliviando o desconforto abdominal e o inchaço nas pernas.

Em estudos, vários cientistas observaram que a prática regular por 03 meses de uma atividade aeróbica de moderada a intensa reduziu os sintomas como melancolia, pensamentos negativos, dores, sono e ansiedade em mulheres na TPM.

Isso porque os exercícios físicos modulam alguns hormônios minimizando esses sintomas. As beta endorfinas liberadas com a prática de exercícios físicos agem intensamente no sistema nervoso central com efeitos 05 a 10 vezes mais intensos que a morfina.

Um estudo publicado pela University of British Columbia, no Canadá, descobriu que após seis meses praticando exercícios aeróbicos mulheres relataram menores episódios de dores nas mamas e irritabilidade.

Para melhorar os sintomas durante a TPM não é necessário abusar dos exercícios físicos ou malhar pesado nesses dias, atividades de caminhada, alongamento e relaxamento são suficientes.

Em algumas modalidades, como Ioga aprende-se movimentos que amenizam ou combatem as dores da menstruação. A natação ajuda a reduzir o inchaço. Para aliviar ansiedade, tensão e mau humor são recomendados a prática de atividades que relaxem o corpo e a mente, como ioga, alongamento, técnicas de meditação e respiração.

As atividades aeróbicas podem ajudar a reduzir a vontade intensa de comer doces, pois, além de liberarem endorfina, reduzem o cortisol, hormônio relacionado ao estresse – que pode incentivar o desejo por açúcar. A endorfina, por estabilizar os níveis de glicose no sangue, ajudará a diminuir a vontade de comer doce.

É importante lembrar que essa melhora é gradativa e que, mais que o alívio nos dias de TPM, a prática regular de exercícios reduz os sintomas de forma mais intensa e prolongada.

 

Flávia Ferreira Simão

Educadora Física Clinlife

CREF 015957-G/MG

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *