Acabou o carnaval e eu não estou me sentindo bem, E Agora?!

 

O carnaval passou e a grande maioria dos brasileiros aproveitou esse período em festas, clubes, blocos de carnaval, fazendas, enfim, todos saíram um pouco da rotina e com isso podem aparecer algumas doenças e a diferença na balança.

As doenças mais comuns que aparecem após o carnaval e/ou mesmo durante, são as doenças virais: viroses respiratórias, intestinais, conjuntivites e a mononuclease (chamada de doença do beijo). E não bastando isso ainda ganhamos uns quilinhos extras.

Para se evitar essas doenças e o ganho de peso, devemos tomar alguns cuidados como lavar sempre as mãos, bons cuidados bucais diários, praticar atividades físicas e principalmente fortalecer o sistema imunológico.

Uma alimentação rica em nutrientes com uma higienização adequada dos alimentos e uma boa hidratação são muito importantes na prevenção e/ou tratamento do que veio pós-carnaval.

Para o sistema imunológico ser protegido ou restabelecido e seu metabolismo funcionar bem; hidrate-se muito, coma muitas frutas, legumes e verduras. Assim você estará dando ao seu organismo uma proteção maior ou fazendo ele se recuperar de uma forma mais rápida, dos males que o corpo sente após o carnaval (viroses e ganho de peso).

Esses hábitos auxiliarão no combate aos radicais livres; moléculas que nos afetam negativamente. Essas moléculas são produzidas pelo próprio organismo, mas são produzidas em excesso quando estimuladas por fatores externos como: sol, mar, estresse físico, noites mal dormidas, pouca hidratação e dieta pouco saudável (rica em gorduras, sal, pobre em vitaminas e minerais).

Para uma recuperação do bem – estar e da boa forma, segue a lista de bons alimentos e uma boa dieta a ser seguida no pós carnaval

Alimentos ricos em antioxidantes, que protegerão o seu organismo dos radicais livres:

Os antioxidantes favorecem o bom funcionamento das células de todo o corpo contrariando o efeito danoso do estresse ou da má alimentação. Alimentos com essa propriedade: Ômega 3, Nozes,Cacau, Cenoura, Couve, Tomate, Suco de uva integral, Linhaça, Frutas Cítricas, Arroz integral…

Alimentos ricos em vitaminas e minerais que mais perdemos durante a “folia de carnaval”:

As vitaminas cumprem um papel importante no metabolismo celular, os requerimentos desses micronutrientes estão aumentados em condições de “excessos” e infecções.

Como não há nenhum alimento que contenha todas as vitaminas na quantidade adequada, devemos ter uma alimentação variada para conseguir suprir essa demanda orgânica.

O ferro transporta o oxigênio no nosso sangue, a carência desse mineral pode levar ao cansaço e fadiga do individuo, alimentos ricos nesse micronutriente são: fígado, quinua, aveia, rucúla, damasco...

Já o zinco se perde após um estresse físico (após “pular carnaval”), alimentos como a carne bovina, amendoim, abóbora e gergelim ajudam a aumentar a imunidade e combater infecções.

A falta do magnésio que é encontrado nas castanhas, peixes, abacate, banana, entre outros, pode causar fraqueza, náuseas e vômitos, sendo a queda deste nutriente atribuída a excessos de cafeína, bebida alcoólica e açucares.

Alimentos termogênicos, que aumentarão seu metabolismo para ajudar na perda dos quilinhos adquiridos com a má alimentação durante o carnaval:

Os alimentos chamados de termogênicos, são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. E os com essa característica são: Chá verde, Canela, Gengibre, Peixes de águas profundas e Água gelada

Água natural e Água de coco são essenciais para manter o corpo hidratado e o metabolismo funcionando, outras bebidas indicadas, são os chá que melhoram o sistema digestivo como o chá de casca de abacaxi com hortelã e alecrim, …

A melhor dieta a seguir após o carnaval é a aquela em que você elimina os alimentos industrializados, frituras e insere os alimentos citados acima e claro carboidratos integrais (chia, aveia, linhaça, e cereais integrais ); além de  proteínas magras (peixes e aves), sem se esquecer de praticar atividade física.

Para o próximo carnaval mantenha sua imunidade em alta, fazendo uma alimentação saudável durante todo o ano, evitando os transtornos pós folia.

 

Nara Cristina Purificação

Nutricionista Clinlife

CRN 08101020

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *