Ação dos alimentos termogênicos na queima de gordura

 

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, e isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado ao seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.

Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento.

No entanto, sabe-se que não existem milagres quando o assunto é perder peso. Para que esses alimentos mostrem resultado, é necessário aliá-los a uma alimentação bem balanceada e exercícios físicos. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições. Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Crianças, gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar ao aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Existe uma enorme variedade de alimentos termogênicos, os principais são:

  •  Pimenta Vermelha
  •  Gengibre
  •  Canela
  •  Sardinha
  •  Peru
  •  Carne Bovina
  •  Acelga
  •  Couve

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com regularidade e por isso exigem alguma criatividade para prepará-los, por isso seguem algumas dicas de como usar alguns deles:

  •  Gengibre: O gengibre pode ser utilizado na preparação de carnes e chás. O chá deve ser bebido várias vezes ao dia, para que as propriedades medicinais do alimento sejam absorvidas pelo organismo ao longo do dia. Nutricionistas recomendam 02 lascas de gengibre por dia.
  • Canela: A canela pode ser utilizada na preparação de doces, chás e no tempero de carnes.
  •  Pimenta Vermelha: Pode ser utilizada como tempero de pratos quentes e em saladas.

Juliana Castilho Alves

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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