Açúcar, o grande vilão

Fonte de carboidrato, não é somente o açúcar branco, de mesa, que é prejudicial à saúde. Os pães, bolos, arroz, macarrão, álcool e frutas são transformados em açúcares e o excesso vira gordura no organismo.

O açúcar branco é desprovido de qualquer nutriente, ou seja, não apresenta nenhum benefício. Em alguns casos é utilizado como fonte de energia desde que a pessoa faça exercícios físicos e o consuma em conjunto com outros alimentos. 

O excesso de açúcar está associado ao aumento de colesterol e triglicérides, aumento de insulina e diabetes, fadiga e obesidade. Além disso, serve de alimento para as células doentes, diminuindo a imunidade e aumentando as chances de infecções.

O açúcar é considerado um vício. Quanto mais se consome mais o corpo pede. É um ciclo vicioso. Com isso, vão sendo formados depósitos de gordura em diversas regiões do corpo visto que o organismo não consegue metabolizar todo aquele açúcar consumido. Além disso, causa alterações no humor e aumenta as chances de desenvolver doenças psíquicas.

AUMENTE O CONSUMO DE FIBRAS

Os carboidratos são divididos em dois grupos: simples e complexos.

Os simples são os açúcares e alimentos produzidos com farinha branca (arroz branco, macarrão e o açúcar das frutas). Quando ingerimos esses alimentos, a nossa glicose sobe rapidamente e o pâncreas precisa liberar uma alta dose de insulina para digerir esses alimentos. Você sente fome mais rápida e vem a vontade de mais carboidratos simples.

Os carboidratos complexos são acompanhados de fibras (pão integral, macarrão integral, arroz integral, vegetais, frutas com casca, sementes). As fibras aumentam a saciedade e não permitem que a glicose se eleve de forma tão rápida.

NÃO SE ESQUEÇA DAS PROTEÍNAS E GORDURAS

A alimentação requer um equilíbrio. Assim como os carboidratos complexos, o consumo de proteínas é essencial. Elas participam da formação da nossa musculatura que auxilia no processo de queima de gordura. É fundamental o consumo diário de carnes magras, peixes, ovo, queijos brancos e iogurtes desnatados.

Já as gorduras são fonte de energia e participam da formação de importantes hormônios. As fontes mais saudáveis são azeite extra virgem, castanhas e abacate.

É PRECISO SE EXERCITAR REGULARMENTE

Não ser sedentário já é um importante passo para evitar o acúmulo de gordura e prevenir doenças.

 

 

Christiane Rocha Veloso

Nutricionista da Clinlife

CRN/MG 8158

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