Afinal, o que é ômega 3?

O ômega 3 é um tipo de gordura do bem conhecida como ácido graxo essencial que atua na promoção e manutenção da saúde prevenindo o surgimento de doenças.

O corpo humano não produz o ômega 3. Sendo assim, ele precisa estar presente na rotina diária seja por meio da alimentação ou suplementação. Vale ressaltar que é importante ter uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas para que o ômega 3 possa atuar de forma benéfica no organismo.

O ômega 3 pode ser encontrado na linhaça, castanhas e nozes e em algumas espécies de peixes como salmão, atum, bacalhau, arenque, cavala e sardinha.

Atualmente, a maioria das pessoas seguem uma dieta deficiente em ‘gorduras boas’ e, por isso, o ômega 3 tem sido comercializado em cápsulas e vendido em lojas de suplementos e farmácias.

As principais atuações do ômega 3 no organismo são:

SAÚDE CARDIOVASCULAR – atua regulando os níveis de colesterol e pressão arterial. Previne o acúmulo de gordura nas artérias e auxilia nos processos inflamatórios.

GESTANTES, CRIANÇAS E IDOSOS – participa do desenvolvimento e formação do cérebro desde a fecundação até os 5 anos de idade, prevenindo assim doenças degenerativas no futuro como o Mal de Alzheimer e Parkinson.

FUNÇÃO IMUNE – atua melhorando a função imunológica e respostas do organismo.

É preciso ter a orientação de um médico ou nutricionista para que seja consumida a quantidade ideal, a fim de proporcionar o benefício esperado.

.

Christiane Rocha Veloso

Nutricionista da Clinlife

CRN/MG 8158

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *