Alimentação correta traz BOM HUMOR!

Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação. O que comemos é a balança para a manutenção da saúde, disposição física, boa forma e até para equilibrar o humor.

Quando ficamos muito tempo sem comer, ocorre uma diminuição na liberação de serotonina, uma substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre os neurônios. Essa diminuição causa aquele mau humor insuportável. Outro motivo que leva quem se alimenta mal a ficar mal humorado é a liberação de cortisol, hormônio diretamente relacionado com o humor. Além disso, a fome faz com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que, dependendo das situações e da quantidade liberada, também fazem com que o indivíduo fique bem ou mal humorado.

Algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso. Carboidratos (preferência os complexos), por exemplo, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, susbtância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate (com moderação) provoca efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.

Já o chá preto, café, refrigerantes e guaraná em pó são contra-indicados, pois são produtos ricos em cafeína, o que faz a ansiedade aumentar.

Gorduras saturadas e álcool também devem ser consumidos em pequenas doses. Eles interferem na atividade neural, provocando fadiga e raciocínio lento.

Outro indicado como um dos maiores inimigos do bom humor é o açúcar refinado, pois ele causa um pico de glicemia, um pico de euforia que é temporário. Essa concentração de glicose e conseqüente energia e euforia cai logo, deixando uma sensação de mau humor e moleza. Por isso, fuja dos doces e do cafezinho com açúcar.

Alguns alimentos que ajudam a manter o bom humor:

Alface: Ameniza a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Banana: Diminui a ansiedade; age como calmante garantindo um sono tranqüilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6, que ajuda a dar “pique” no organismo.

Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar. Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células e principalmente para o desenvolvimento fetal. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem no cérebro.

Jabuticaba: Rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e carboidratos, a jabuticaba ajuda a combater a anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Ovos: Garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. Sua falta leva à apatia, ansiedade e perda de memória.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.

Castanha-do-pará: Auxilia na diminuição do estresse melhorando a depressão. Rica em selênio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.

Pimenta: Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari.

Chocolate: Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.

Texto adaptado do site médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *