Alimentação pode sim ajudar a corrigir variações hormonais

DIMINUIR OS SINTOMAS DA TPM

Os sintomas desagradáveis durante este período ocorre devido à diminuição dos hormônios progesterona e estrogênio.

Inclua:

– Alimentos ricos em cálcio (folhas verdes escuras, leite, iogurte, queijo), para reduzir inchaço e variações de humor.

– Vitamina B6 (alimentos integrais, banana, leguminosas, castanhas); Ácido fólico (folhosos verdes escuros sem cozimento: rúcula, alface, almeirão, acelga); Magnésio (folhosos verdes escuros, cereais integrais e castanhas), para diminuir a ansiedade e a tensão.

Evite:

Cafeína – agrava a instabilidade emocional (café, chocolate, refrigerante)

Álcool provoca dores de cabeça e favorece a depressão.

Sal – aumenta de retenção de líquidos

Açúcar – diminui ainda mais os níveis de progesterona, agrava ainda mais os sintomas.

EQUILIBRAR A TIREÓIDE

A tireóide produz hormônios que regulam o metabolismo. Quando não funciona corretamente pode levar a baixa de produção de hormônios (hipotireoidismo), ou excesso na produção (hipertireoidismo).

Incluir:

– Iodo (ovo, frutos do mar) e Selênio (castanhas, carne vermelha, laranja), alimentos para um bom funcionamento da tireóide.

Evite:

Açúcar e carboidratos simples – eles provocam um pico glicêmico, e a glândula na tentativa de equilibrar o organismo produz maiores quantidades de hormônios tireoidianos (pão e massas de farinha branca, arroz branco).

Gordura saturada, gordura trans, brócolis, repolho, couve de Bruxelas e couve-flor crus –  inibem a produção de hormônios da tireóide.

DAR ENERGIA NA ANDROPAUSA

Os homens podem sofrer alterações metabólicas decorrente da idade, provocadas pela baixa de produção de testosterona, que provoca desânimo, irritabilidade, depressão, diminuição da libido e perda de massa muscular.

Incluir:

Carnes magras (favorecer aos músculos matéria-prima); Hortaliças e frutas (vitaminas e minerais para aumentar o pique).

Evite:

Açúcar e gorduras saturadas – queijos amarelos, frituras, leite e derivados integrais, diminuem os níveis de testosterona livre.

Álcool – acelera o processo de envelhecimento

DIMINUIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

Ocorre a diminuição drástica do estrogênio, provocando ondas de calor, suores, mudanças de humor.

Incluir:

Alimentos que ajudam a reequilibrar as funções hormonais, como: alimentos a base de soja, semente de linhaça.

– Hortaliças que melhoram os sintomas de depressão, evita ondas de calor e a insônia – brócolis, couve-flor, repolho, couve manteiga.

Evite:

As gorduras saturadas – queijos amarelos, carnes vermelhas, embutidos, chocolates, sorvetes.

Álcool, cafeína e pratos condimentados.

Fonte: Revista Viva Saúde (texto adaptado).

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