Alimentação saudável e atividade física: Uma dupla dinâmica!

Todas as pessoas sabem que manter uma alimentação saudável, com dieta equilibrada e ingestão adequada de nutrientes pode proporcionar uma vida saudável e até prevenir algumas doenças. Saber não significa nesse caso fazer.

Atividade física regular é importante para ajudá-lo a emagrecer e construir um estilo de vida saudável. Atividade física eleva o número de calorias utilizadas pelo seu corpo e promove a perda de gordura corporal ao invés da perda de massa muscular.

Pesquisas mostram que pessoas que incluem atividades físicas no seu programa de emagrecimento têm menor chance de recuperar o peso perdido do que as que só mudaram a dieta.

Além de promover o controle de peso, atividade física melhora sua força e flexibilidade, diminui o risco de enfermidade cardíaca, ajuda a controlar a pressão sangüínea e diabetes e o melhor de tudo: melhora a sensação de bem- estar e diminui o estresse. Isso graças a endorfina que nosso corpo produz, diminuindo a vontade de chocolate ou outro alimento como fonte de prazer.

A chave para o sucesso no controle de peso e melhora na saúde geral é tornar a atividade física parte da sua vida. É importante salientar que quem deseja emagrecer, não deve sustentar a idéia “preciso alimentar a mais, pois estou fazendo exercícios físicos”. É certo que não se deve exercitar em jejum, mas também não há necessidade de aumentar sua alimentação. Em caso de atletas, a situação muda, aí sim é importante o monitoramento da alimentação, antes, durante e depois da atividade física.

Não existem formas milagrosas para reduzir o peso. A aliança entre dieta e atividade física é a melhor maneira de retornar aos padrões saudáveis e normais de peso corporal.

Assim programe-se para iniciar as duas coisas juntas!

v  Se você comer 01 pedaço de bolo de chocolate e quiser caminhar para compensar, terá que ficar 40 minutos na esteira!

v  Se você tomar 01 copo de cerveja e quiser compensar na natação, terá que nadar 25 minutos.

v  Se você comer 01 chocolate de 25g e quiser queimar as calorias com squash, terá que praticar 20 minutos deste esporte.

 

É pouco esforço para comer e muito esforço para queimar!!!!!

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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