Alimentação saudável no verão

Verão é época de curtir praias, piscinas, cachoeiras, muita natureza!

As altas temperaturas do verão exigem alguns cuidados com a alimentação, como por exemplo, a hidratação.

Nesta época do ano as pessoas se expõem mais ao sol forte e é necessário ter cuidados tanto com a pele como com a hidratação do organismo. Perdemos muito líquidos e sais minerais nos expondo a essas altas temperaturas da estação, por isso é muito importante aumentar a ingestão de líquidos, principalmente a água, para repor essa perda que ocorre no organismo.

A água mineral é a melhor opção, mas quando pensamos em perda de sais minerais a água de coco ganha um lugar muito importante, pois apresenta baixo valor calórico e repõem eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa.

A alimentação é outro ponto importante a ser cuidado no verão. É comum acontecer perda de apetite nesta época devido às altas temperaturas, mas jejuns prolongados podem debilitar o organismo.

Por isso dê preferência a alimentos mais saudáveis e pobres em gorduras. O ideal são alimentos de fácil digestão, como frutas, sucos, saladas, carnes magras e sanduíches bem leves. Nada de frituras, pois a digestão destes alimentos é muito lenta.

Outro cuidado que devemos ter com os alimentos é a preparação e manuseio deles. Nesta época é fácil ocorrer proliferação bacteriana devido às altas temperaturas, causando contaminação dos alimentos.

É necessário também um cuidado com o tipo de água a ser ingerida. Dê preferência à água mineral, pois assim você terá garantia quanto à procedência da mesma.

Devemos ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas, pois além de oferecer calorias extras, ela causa uma desidratação no organismo, portanto cuidado com os excessos!

Cuide da sua alimentação e saúde para que consiga aproveitar com disposição o verão!

Confira a lista de alimentos indispensáveis no verão:

Água de coco  – Refresca, ajuda na hidratação do corpo e possui potássio, cálcio, magnésio, minerais perdidos com o suor. Mas a água de coco só mantém todos os seus nutrientes na embalagem natural. A água de coco de caixinha contém muito sódio.

Peixe  – Rico em proteínas, é um alimento que sustenta, de fácil digestão e não pesa no estômago. Mas o ideal é que o modo de preparo seja grelhado, assado ou cozido. Nada de frituras!

Melancia – Além de estar no auge da sua safra no verão, a melancia ajuda a hidratar, é refrescante e possui carboidratos.

Alface – Fonte de fibras; é leve, saborosa, nutritiva e deve estar presente na maioria dos pratos no verão.

Tomate – Uma saladinha de tomate cai muito bem no verão. É leve, possui fibras, vitaminas, minerais e é muito saboroso.

Laranja – Quando consumida como suco aumenta a quantidade de calorias, portanto é preferível consumi-la pura, com o bagaço, que é fonte de fibras e ajuda no bom funcionamento do intestino. Além disso, a laranja possui vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo.

Iogurte – É fonte de cálcio, ajuda a hidratar e refrescar o corpo, ideal para ser consumido nos dias quentes de verão, principalmente no café da manhã, acompanhado de cereais com fibras.

Arroz e Feijão – O prato típico brasileiro é completo em proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, por isso é muito bem vindo em qualquer época do ano. Nos dias quentes de verão, que tal uma salada de feijão fradinho no lugar da feijoada? É mais leve e menos arriscado.

No verão, dê preferência a pratos frios, pois os pratos quentes tendem a estragar de forma mais rápida, o que pode provocar uma intoxicação alimentar. Portanto, cuidado!

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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