Alimentação saudável para o verão

Devido às altas temperaturas comuns no verão as pessoas tendem a transpirarem mais e assim, eliminam maior volume de líquido presente no suor.

 Isso ocorre como estratégia do organismo para tentar manter a temperatura corporal adequada (em torno dos 36 ºC).

 Em decorrência dessa situação, ao eliminar o suor, acontece uma considerável perda de água e sais minerais como sódio e potássio. Daí a importância de uma maior ingestão de líquidos ao longo do dia evitando assim a desidratação.

A água deve ser a principal fonte de líquidos a ser considerada. A hidratação pode ser acrescida com água de coco que é uma ótima fonte de sais minerais, além de chás naturais gelados e sucos naturais que são boas fontes de vitaminas e minerais.

Lembrando que refrigerantes não devem ser considerados como fonte de hidratação, já que possuem altos teores de açúcar e calorias, além de muitos aditivos químicos e nenhum tipo de nutriente aproveitável.

 A alimentação deve ser bem leve e fracionada ao longo do dia, incluindo 5 a 6 refeições por dia. O processo de mastigação pode auxiliar no processo digestivo do alimento evitando má digestão e azia. Daí a importância de mastigar bem os alimentos e comer devagar.

As frutas com maior teor de líquidos como melancia, melão, laranja devem ser priorizadas para auxiliar na hidratação.

 Além de serem boas fontes de fibras as frutas em geral são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, que vão também auxiliar no processo de eliminação de toxinas do organismo.

 Quanto maior a variedade das frutas ingeridas maior será também a variação dos nutrientes presentes nesses alimentos.

 As saladas cruas e mais refrescantes também são ótimas opções para essa época, pois além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais promovem uma sensação de saciedade maior, evitando que você coma mais do que o necessário.

 Invista em saladas com rúcula, mostarda, agrião, por exemplo.

 Os vilões da alimentação como as frituras em geral, os queijos amarelos, salgadinhos, petiscos, doces, bolos e sorvetes são rapidamente digeridos pelo organismo contribuindo para o acúmulo de gordura no mesmo.

 Portanto, aproveite bem o verão e fique em forma com uma alimentação leve e saudável!

Fernanda Rocha Andrade

Nutricionista Clinlife

CRN 11.100

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