Alimentos funcionais x super alimentos

 

O termo super alimentos é dado a alimentos que apresentam altos níveis de determinados nutrientes como vitaminas e minerais e apesar de não serem reconhecidos pelo órgão regulador brasileiro – Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), caíram no gosto da população.

Tidos como queridinhos dentre os demais alimentos, seu consumo muitas vezes se torna indiscriminado, tudo com a intenção de potencializar seus efeitos seja para retardar o envelhecimento ou na perda de peso rápido, na melhora do crescimento muscular etc.

A variedade na alimentação é sempre bem vinda e é através dessa variedade que conseguimos o equilíbrio entre os nutrientes, o que garante a boa saúde; sendo desnecessário o consumo exagerado de um determinado alimento.

Todos os alimentos têm propriedades nutricionais, porém alguns possuem constituintes com funções benéficas especiais sendo classificados como funcionais. Para que seus benefícios sejam sentidos é necessário que seu consumo seja regular.

Os alimentos classificados como funcionais podem ser reconhecidos pela cor: marrom, amarela e alaranjada, branca, vermelha, roxas e de tons azulados bem como as de tom verde escuro.

Esses alimentos são reconhecidos pelo órgão competente – Anvisa – e são utilizados como auxiliares na  prevenção de doenças e manutenção da saúde, como é o caso dos alimentos ricos em antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis e ácido graxos – ômega 3,6 e 9.

Os alimentos funcionais atuam na prevenção e proteção do organismo contra as doenças crônico-degenerativas (cardiovasculares como o infarto e derrames, câncer, hipertensão, diabetes e obesidade).

Os efeitos benéficos dos alimentos necessitam ser associados a um estilo de vida saudável com prática regular de atividade física e bons hábitos de saúde. A busca por resultados milagrosos através dos alimentos pode ser frustrante, então equilíbrio alimentar é a recomendação.

Por: Jaqueline dos Anjos de Abreu

Nutricionista Clinlife – CRN – 4632

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *