Alimentos inteligentes

O cérebro é o órgão que mais consome energia no nosso corpo. Com o passar dos anos, sua função tende a ficar prejudicada por diversos fatores, sejam eles o estresse, a idade e os maus hábitos de vida como o sedentarismo e a má alimentação. 

.

A concentração é fundamental para desempenhar qualquer atividade, seja no trabalho, estudos, atividade física e até mesmo no sono. Sendo assim, a falta dela prejudica todo o organismo afetando outras funções como imunidade e excesso de peso ou desnutrição.

.

O ideal é fracionar as refeições e se alimentar a cada 3 horas. Grandes volumes de uma só vez podem deixar o raciocínio mais lento e o organismo com falta de energia. Outro fator que prejudica é o excesso de açúcar e carboidratos de farinha branca que podem causar sonolência e falta de concentração. 

.

Alguns alimentos exercem a função reparadora e protetora das células neurológicas ativando a memória e contribuindo para a concentração. São os chamados alimentos inteligentes e devem ser consumidos diariamente. 

.

PARA TURBINAR O CÉREBRO

Ômega 3 – encontrado em peixes e na linhaça. É uma gordura essencial para o bom desenvolvimento do cérebro.

Cereais integrais – aveia, chia, quinoa, amaranto são opções saudáveis que melhoram a circulação e reduzem o risco de doenças cardiovasculares.

Frutas e vegetais verde-escuros – as frutas cítricas e os vegetais escuros possuem mais antioxidantes que evitam o comprometimento da função cerebral.

Oleaginosas – castanhas, nozes e abacate auxiliam na concentração.

Banana – possui serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro gerando sensação de bem estar e aumentando a concentração e energia.

Frutas vermelhas – mirtilo, cranberry, gojyberry, morango, açaí, romã e outras protegem o cérebro de danos causados pela ação dos radicais livres que podem levar ao mal de Alzheimer.

Cacau – quanto mais escuro o chocolate mais cacau ele tem e maior a produção de energia e concentração.

Ovos – fonte de colina, proteína que melhora a memória e cognição.

 

Converse com a sua nutricionista para saber a quantidade ideal para consumo!

 

Christiane Rocha Veloso

Nutricionista da Clinlife

CRN/MG 8158

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *