Alimentos poderosos ajudam a diminuir a ansiedade

O ser humano é naturalmente ansioso. Quanto mais nos dias atuais onde a vida está cada vez mais corrida. Porém, quando esta ansiedade passa a ficar fora do controle é necessário que se tenha certa atenção ao problema.

A alimentação pode ser uma grande aliada. Alguns alimentos que são tidos como controladores da ansiedade como os chocolates, o açúcar e o café, na verdade devem ser evitados, já que dão, momentaneamente, uma sensação de bem estar, porém tempos depois, a ansiedade retorna. A seguir são listados alguns dos alimentos que realmente contribuem para amenizar essa sensação:

Alface: Ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

Espinafre: contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, fosfato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do mar: Eles têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere, pois os frutos do mar também têm colesterol. Ou seja, utilize com bom senso.

Jabuticaba: Contém ferro – que combate a anemia – e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para não causar prisão de ventre, coma, a cada 10 jabuticabas, uma com casca e tudo.

Laranja: Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Opte por consumir a laranja em pedaços ou gomos, e evite tomá-la como suco. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

Leite e derivados magros (iogurte desnatado, queijo branco, etc): Contém vitaminas do Complexo B, que se não forem ingeridas, podem acabar com seu bom humor. O leite também é rico em cálcio (que ajuda a relaxar os músculos) e proteínas (que estimulam o sistema nervoso).

Maçã: Rica em fibras (principalmente se consumida com casca), carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Combate à ansiedade e relaxa.

Tomate: Possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, substâncias que ajudam a combater a irritação.

Uva: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

Fonte: www.cozinhajaponesa.com.br ( adaptado)

 

 

No related posts.

Envie um comentário

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*


− 2 = 2