Alimentos que ajudam a driblar a TPM

Depressão, cansaço, irritação. Tudo fica mais difícil. Em maior ou menor intensidade a tensão pré-menstrual afeta a maioria das mulheres. Saiba como a alimentação pode ajudar você a enfrentar melhor esse período.

CAUSAS: Ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que tenham a ver com as oscilações nos níveis de estrogênio e progesterona.

A IMPORTANCIA DA ALIMENTACAO:

Hoje em dia sabe-se que os sintomas relacionados à TPM podem ser minimizados com uma alimentação saudável e equilibrada. Durante este período:

  •  Prefira alimentos integrais como grãos (soja, lentilha, feijão), cereais (aveia, cevada), arroz e pães integrais. A semente de linhaça também  pode ser útil para ajudar o intestino e pode ser ingerida (uma colher de sopa) com 150 ml de água ou suco diariamente. Triture a semente de linhaça no liquidificador e guarde num recipiente com tampa.
  • Alimentos a base se soja também são benéficos devido à presença de fitoestrógenos que podem aliviar os sintomas como dor nas mamas.
  •  Leite e derivados, vegetais verde escuros também são importantes por serem ricos em cálcio.
  • Evite sal para não piorar a retenção hídrica (inchaço), cafeína e álcool. Abuse de alimentos diuréticos como salsinha, salsão, alcachofra e vegetais amargos como mostarda e almeirão.
  • Procure ingerir bastante líquidos.
  • Alimentos ricos em vitamina B6 também são úteis, pois aliviam os sintomas emocionais. Alguns exemplos são: gérmen de trigo, banana, nozes, pimentão, aveia, couve-flor, brócolis, leite e ovos.
  • A vitamina E e os ácidos graxos Omega 3 encontrados nos peixes de água profunda (salmão, sardinha) e nas frutas oleaginosas (nozes, avelã) são indicados para aliviar dores nas mamas e estresse.

Nesse período as mulheres freqüentemente sentem mais vontade de comer doce. Opte pelas frutas secas (passas, uva passa, damasco) ou barras de cereais com chocolate. Não deixe de praticar atividades físicas que levam à produção de endorfinas as quais diminuem a ansiedade e ajudam a melhorar o humor.

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

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