Alimentos que combatem a Ansiedade

As pessoas estão cada vez mais se queixando de uma vida agitada, trabalho em excesso ou a falta dele, situações cotidianas que ajudam a aumentar a ansiedade e isso favorece a compulsão alimentar, que é o ato de comer grandes quantidades de alimentos em um curto espaço de tempo, mesmo depois que estiver saciado.

É muito importante uma ajuda profissional e dependendo de cada caso uma intervenção médica e acompanhamento psicológico.

E claro melhorar a alimentação que é a base para mantermos a mente e o corpo saudáveis.

Por isso consuma carnes e peixes regularmente, pois contém um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor, que ajuda a diminuir a ansiedade.

Ovos, leites e derivados, são ótimas fontes de triptofano, que, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produzem serotonina, neurotransmissor que contribui para o bem estar.

Boas fontes de magnésio são grãos e derivados – cevada, granola, aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, gérmen de trigo, farinha de centeio, cereais, farelo de milho, massas integrais, semente de abóbora e girassol seca, gergelim, oleaginosas, pistache, e soja.

Algumas frutas e hortaliças como abacate, banana, folha de beterraba, grão-de-bico, figo seco, ervilha, mandioca, lentilhas, quiabo, algas marinhas, uva passa, espinafre, couve.

As frutas cítricas como laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi são fontes de vitamina C, o que ajuda a reduzir a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade.

A banana é rica em vitamina B6, que mantém o bom funcionamento do sistema nervoso. Portanto, uma boa alimentação é a base também para a melhora do seu estado emocional que pode estar ligado ao seu controle de peso.

                            Ludimila Oliveira

Nutricionista Clinlife CRN 13325

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