Aloe Vera para o Refluxo Gastroesofágico (RGE)

O R.G.E. ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago fica relaxado resultando na passagem do ácido presente no estômago de volta para o esôfago.

As principais causas do refluxo são: ingerir refeição muito picante e quente, em grande quantidade, tabagismo, consumo de álcool, drogas e obesidade.

Uma forma de tratar e amenizar os sintomas causados pelo R.G.E. é usar o suco de Aloe Vera.

O suco da Aloe Vera cria uma “capa” protetora ao redor do esfíncter inferior do esôfago melhorando a saúde do trato digestivo. Ela reduz inflamação e melhora a regeneração da mucosa gastroesofágica.

O suco da Aloe Vera está disponível no mercado ou pode ser preparado em casa. Lembrando que existem dezenas de variedades de Aloe Vera, mas a variedade que é realmente reconhecida como benéfica para a saúde é a Aloe Barbadensis Miller.

O gel extraído da planta deverá ser batido no liquidificador junto com água mineral, mel e alguma fruta. Os sucos de fruta feitos em juicer (multiprocessador) são os melhores, nesse caso, dispensa-se o mel, porque a frutose fica acentuada.

O suco pode ser conservado em geladeira por até uma semana, mas quanto mais fresco, melhor.

Além de ajudar a melhorar sintomas do sistema digestório, ela também ajuda no controle do peso.

Diante dos benefícios que esta planta tem a oferecer torna-se fácil entender porque a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) chegou a proibir a comercialização no Brasil de produtos que continham a mesma em sua composição. Fiquem tranquilos, pois já está liberado novamente!

CURIOSIDADE

O que há no gel da Aloe Vera:

·         Água (cerca de 95%)

·         20 minerais

·         12 vitaminas

·         18 aminoácidos

·         200 componentes vegetais ativos (fito nutrientes).

Deborah Pessoa

Nutricionista Clinlife

CRN: 6854

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *