Amadurecimento Psicológico

O amadurecimento psicológico depende não somente da passagem do tempo, mas como também do esforço pessoal contínuo na busca do autoconhecimento e do sentido da vida.

Cada vez mais se vê, em um mundo em que a disputa é acirrada, um sofrimento psíquico enorme. As relações estão mais pautadas no ter do que no ser. Ter o celular da moda, ter o melhor carro do ano, ter a melhor casa, etc. Tudo isso gera um grande gasto de energia, haja vista os esforços que são necessários para realizar os anseios frequentes de consumo.

As tecnologias geram o consumismo, o consumismo gera perda da identidade, a perda da identidade gera angustia, que por sua vez gera sofrimento.

Desta forma, se faz necessário pensarmos sobre a importância de cuidarmos da nossa psique no intuito de mantermos a saúde mental e assim amadurecermos psicologicamente.

A superação dos conflitos cotidianos e a aquisição da consciência são formas de lidarmos com tudo isso. Para que vivemos? Quais são os valores que regem a sua vida? Aonde quer chegar? Em que você acredita? Quais são as suas prioridades?

Reflita a cerca dos reais motivos do seu viver para que possa atingir a sua independência psíquica, equilíbrio e felicidade máxima!

Busque ser ao invés de ter! Qualquer esforço será válido, uma vez que se adquire algo permanente, e não passageiro como os objetos. Sua autoestima, segurança e independência psíquica precisam ser desenvolvidas para que possa viver bem consigo mesmo e com o mundo. Pratique o autoconhecimento!

Juliana Melo

Psicóloga Clinlife

CRP 04/29735


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *