Ansiedade x Atividade Física

A ansiedade se caracteriza por alguns estados emocionais que envolvem sentimentos desagradáveis como tensão, angústia e em alguns casos sofrimento. Tais aspectos podem causar sintomas como taquicardia, disfunções do sono, excesso de sudorese, vertigens, distúrbios gastrintestinais, náuseas, etc.

O exercício físico feito de forma regular vai atuar na melhoria de diversas funções do seu organismo. Ele atua promovendo melhoras nos sistemas cardíaco, respiratório, gastrintestinais, atuam nos sistemas nervoso simpático/parasimpático, promovem atuações do sistema endócrino, etc.

Em vários exercícios ocorrem também liberação de substâncias que podem ajudar muito as pessoas que sofrem de ansiedade. A endorfina e a dopamina são exemplos de substâncias liberadas em maior volume no seu organismo quando você realiza exercícios de forma regular. Elas propiciam um efeito de tranquilidade, relaxamento e maior equilíbrio psicossocial. Outras melhoras fisiológicas e metabólicas para praticantes regulares de exercício físico, possuem maiores liberações por neurotransmissores de serotonina. Substância essa, que aumentam a sensação de prazer no organismo.

Estudos recentes mostram que os exercícios anaeróbicos (ex: musculação, treinamento funcional) com intensidade moderada, combinados com exercícios aeróbicos (ex: caminhadas, andar de bicicleta) com características moderadas, ajudam pacientes com distúrbios de ansiedade reduzir esses sintomas. Essa prática deve ser regular e recomenda-se procurar um profissional de educação física, para prescrever os exercícios corretos de acordo com o perfil do indivíduo.

Muitos estudos relacionam também, a Yoga como uma ótima escolha para melhorar a saúde mental. Na ansiedade, a Yoga ajuda a controlar a respiração diafragmática e conhecer um pouco mais sobre o autocontrole do relaxamento.

Mas, a melhor forma de você eliminar a ansiedade é fazer exercícios de forma preventiva. Com isso, o organismo terá muito mais chances de ter benefícios não apenas para a saúde física, mas também a saúde mental.

Richardson Siqueira

Profissional de Educação Física Clinlife

CREF 01838-7

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