Ansiedade

Constantemente encontramos com pessoas nervosas, preocupadas e inquietas com inúmeras questões a serem resolvidas diariamente. Quando olhamos para trás, notamos que todos nós estamos envolvidos numa rotina bem mais agitada do que há alguns anos, a pressa tomou conta da vida das pessoas.  Inevitavelmente alguns reflexos deste desgaste vem afetando a saúde de muitas pessoas favorecendo o surgimento de sintomas ansiosos patológicos.

Ansiedade patológica é um estado emocional desagradável de medo, tensão, com sentimento desconfortante de perigo eminente e muita apreensão. Este sintoma passa a exercer um papel constante na vida da pessoa prejudicando todas as áreas da sua vida manifestando tanto nos campos psicológicos quanto físicos.

Quando o assunto é emagrecimento a ansiedade é um fator muito associado ao ganho de peso. O ansioso pode sentir muito mais fome facilitando a ocorrência de momentos de compulsão. Observamos também que algumas pessoas passam o dia tentando controlar o mal estar causado pela ansiedade “beliscando” algo para comer o tempo todo. Na verdade tudo o que esta pessoa irá conseguir com este comportamento é desviar o foco temporariamente de alguma insatisfação que esteja vivendo, pois volta sua atenção para comida mas continua deixando o problema inicial sem solução. 

A compulsão alimentar começa com ansiedade. É importante identificar os primeiros sinais que podem gerar esta ansiedade, como pensamentos negativos, algumas situações problemáticas, sentimentos… e neste momento procure desviar a atenção para algo que seja prazeroso e que não faça parte do ato de comer. Fazer uma atividade física também pode ser uma grande aliada no combate da ansiedade. Experimente!

Petrina Gomes de Lima

PsicólogaClinlife

CRP 04/28095

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *