Aproveite mais da sua geladeira

Para se ter uma vida com mais saúde é preciso dedicação e força de vontade. Assim como priorizamos um tempo para o lazer, seja viajando, lendo, buscando algo na internet ou indo ao cinema, é preciso priorizar um horário para a atividade física, para as compras da casa e para a sua alimentação diária.

Se você chega em casa à noite e com fome, ao abrir a geladeira, é provável que coma o que for mais prático e talvez não seja a opção mais saudável. Na correria do dia a dia isso vira rotina e o estresse no seu organismo também. Com isso, começam a aparecer alterações nos exames, ganho de peso e cansaço excessivo.

É aí que entra o planejamento. Se você planeja a sua rotina, tudo fica mais fácil. Exige dedicação, claro. Mas, os resultados são satisfatórios a curto e longo prazo.

A alimentação é o mais importante por ser o combustível para o corpo. É ela que vai refletir na sua pele, cabelo, unhas, disposição e sono tranquilo. Então, estabeleça o que vai comer no dia e faça as compras, organize os lanches e carregue sempre com você. E a sua geladeira pode te ajudar, e muito.

Lave, seque bem e conserve os vegetais em saquinhos plásticos. Você pode guardar a salada do dia pré-preparada. Na hora, é só picar ou ralar.

Crie alguns lanchinhos intermediários. Sabe a parte da tarde que você não costuma comer nada ou então vai até a padaria e acaba ficando com algum salgado e refrigerante? Que tal criar alguns ‘kits’ com lanchinhos práticos? Pode ser um iogurte e uma barrinha de cereal ou uma fruta e um mix de castanhas ou uma fruta e um iogurte. Vale até separar em saquinhos plásticos com etiquetas indicando o dia da semana.

E as tentações? Use da técnica de embalagens menores e sabores mais saudáveis. Vale comprar um pote de sorvete menor e com sabor de fruta ao invés daquele pote enorme de chocolate com biscoitos.

Água não pode faltar! Calcule a quantidade de água que você ingere através de garrafinhas de 500ml. Estabeleça horários e distribua 04 garrafinhas ao dia. Tem dificuldade de beber? Coloque uma folhinha de hortelã ou um pedacinho de gengibre ou uma rodelinha de limão.

Faça gelinhos saudáveis. Bata folhas de couve com água de coco e coloque nas forminhas de gelo. Toda vez que for fazer algum suco use o seu ‘gelinho verde’. Pode também usar frutas picadas. Você garante mais nutrientes para o seu suco.

Congele os alimentos. Você não come pão integral porque passa da data de validade e você não consegue consumir tudo? Então congele! Faça isso com porções de carnes, feijão, arroz, frutas picadas ou sucos prontos.

Mão na massa! Preparar as próprias refeições é sinônimo de mais saúde. Dessa forma, você controla melhor a quantidade de óleo, de sal e evita o consumo de industrializados. Crie receitas e inove nas preparações. Existem muitos pratos que são saudáveis e fáceis de fazer. Peça a ajuda da sua nutricionista para se organizar melhor!

 

Christiane Rocha Veloso

Nutricionista Clinlife

CRN 8158

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