Atenção para o equilíbrio! Alimentos Ácidos x Alcalinos

 

Os alimentos estão divididos em dois grupos:

Ácidos: comuns na rotina alimentar e que, como o nome indica, estimula a acidez no organismo.

Alcalinos: capazes de neutralizar o efeito ácido e criar o ambiente ideal para o funcionamento do nosso organismo.

 O que é ph?

O ph (potencial de hidrogênio), ou seja, a quantidade de íons de hidrogênio encontrada no sangue e em outros fluidos do corpo, é o que determina se há uma condição ácida ou alcalina. Para um bom funcionamento do corpo, o ideal é que esteja alcalino, ph entre 7,36 e 7,42.

Mas o que isso interfere na saúde?

O problema é que o desequilíbrio do ph, tendendo as condições ácidas, enfraquece o sistema imunológico, permitindo a proliferação de vírus, bactérias e fungos, que encontram no meio ácido o ambiente propício para se multiplicar. Além disso, a perda de massa muscular e o aumento na produção de radicais livres são outros problemas que podem acontecer por causa do desequilíbrio.

O importante é saber manter o equilíbrio!

Saiba que os alimentos dos dois grupos são muito bem-vindos na dieta, pois juntos fornecem os nutrientes que precisamos. O ideal, no entanto, é a cada 4 ácidos consumidos, seis porções de alimentos alcalinos devem ser ingeridos. O resultado dessa estratégica é a conquista de um ph equilibrado e de uma vida muito mais saudável!

Atenção para os alimentos e mãos a obra para uma dieta equilibrada!

Alimentos ácidos: refrigerante, café, bebida alcoólica, frituras, açúcar, farináceos refinados, carnes, ovos, leite, derivados e embutidos.

Alimentos básicos: chás, limão, verduras e legumes frescos, alho lentilha, frutas (maçã, pêra, melão, melancia, kiwi, uva, laranja, etc)

Juliana Castilho

Nutricionista Clinlife

CRN 4524

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *