Atividade física e Verão

A época mais quente e comemorada do ano desperta o desejo do corpo escultural e aumenta o ânimo para a prática de atividade física. Mas alguns cuidados devem ser tomados ao realizar atividade física nesta época do ano para manutenção do bem-estar corporal como um todo.

Nesta  época, é comum, por causa das altas temperaturas, a perda de líquido corporal através da transpiração, por isso é muito importante lembrar-se da hidratação ao longo do dia e principalmente ao se exercitar. Não espere a sede bater, pois  isso é um sinal que seu corpo já está desidratado. Beba água em menores quantidades, várias vezes ao dia.

Além de hidratar a água desempenha outras funções importantes no corpo como: bom funcionamento do organismo, preservação das funções fisiológicas, transporte de nutrientes, regulação da temperatura corporal. Sendo assim não se esqueça dela neste calor, ande sempre com uma garrafinha à mão e se hidrate.

Outra dica importante para praticar atividade física no verão é a escolha do horário. Se possível dê preferência aos horários do início da manhã ou do fim da tarde e início da noite. Nestes horários não há a presença de grandes temperaturas do sol e o seu desempenho pode ser melhor.

Se for realizar exercício ao ar livre não se esqueça do protetor solar, pois ele irá  lhe proteger da exposição aos raios solares, evitando danos à pele.

Utilize roupas confortáveis e que permitam a evaporação do suor. As roupas mais leves e com tecidos finos são as ideais nesta época do ano diferentemente das roupas mais pesadas e grossas que potencializam a perda de líquido e não de gordura corporal. No caso da atividade ao ar livre, óculos escuros, viseiras ou bonés também podem compor uma vestimenta adequada.

Tenha sempre um acompanhamento de um Educador Físico para elaboração da atividade  e monitoração da composição corporal através de uma avaliação, e o consentimento de um cardiologista. É importante o acompanhamento destes profissionais, pois esta é uma época propensa a perda de líquido e com uma evolução de treino inadequada podem ocorrer lesões musculares ou até mesmo o aparecimento de arritmias e desenvolvimento de risco cardíaco.

Seguindo as orientações dos profissionais, fazendo uma alimentação balanceada e tomando todos os cuidados que as altas temperaturas exigem é só curtir essa época do ano tão prazerosa e se exercitar de forma saudável.

 

Luisa Sabino

Educadora Física – Clinlife

 

 

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