BANANA: FRUTA TROPICAL CHEIA DE BENEFÍCIOS!

Além de ser uma fruta barata e de fácil conservação, a banana é muito rica em potássio, que reduz e previne câimbras, uma ótima opção para praticantes de atividade física. Ela pode ser consumida antes, durante ou após o exercício físico, pois contém uma boa quantidade de carboidrato de fácil digestão, recuperando as reservas energéticas gastas.

Por ser uma excelente fonte de potássio, a banana também auxilia na manutenção de uma pressão arterial estabilizada. O potássio é capaz de melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos possibilitando o controle da pressão, além de manter adequado o funcionamento dos batimentos cardíacos. É interessante, nesse caso, o consumo de 1 unidade da fruta todos os dias, de preferência pela manhã.

Outro benefício importante desta fruta é que ela possui triptofano, que ajuda no combate dos sintomas da TPM e da depressão, pois o triptofano é um precursor da serotonina, que atua no sistema nervoso central, transmitindo a sensação de bem-estar e prazer ao nosso corpo. A falta de serotonina pode causar depressão e ansiedade. Nesse caso, é interessante o consumo da fruta no período da tarde, pois é quando os níveis de serotonina caem no nosso organismo, fazendo com que diminua nossa sensação de prazer. Isso faz aumentar a vontade de comer doce. Por isso, ao invés de consumir um chocolate, prefira uma banana com canela!

Composição Nutricional da Banana:

  Kcal Ptn CHO LIP Potássio
Banana Maçã 114,0 1,4 26 0,3 123,7
Banana Ouro 158,5 2,4 36,8 0,2 143,9
Banana Prata 89,0 1,3 22,8 0,3 370,0

 

Fonte: Fabiane Sampaio

              Nutricionista Clinlife

              CRN/MG – 7515

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