Barrinha de cereal é uma boa opção?

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As barrinhas de cereais são opções práticas de lanches rápidos e têm acompanhado, cada vez mais, praticantes de atividades físicas, pessoas sem tempo para fazer um pequeno lanche entre as refeições ou até mesmo como alternativa à vontade de comer um doce.
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Fontes de energia, por terem carboidratos na composição,  garantem uma reposição de nutrientes com absorção rápida e apresentam a principal vantagem de serem ricas em fibras, garantindo assim, um melhor funcionamento intestinal e promovendo saciedade por mais tempo.
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Mas é bom ficar atento. Existem hoje diversas marcas no mercado que podem apresentar um valor nutricional comprometido. Por ser um produto industrializado, muitas carregam excessos de açúcar e gorduras e pouca ou quase nenhuma fibra.
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SAIBA IDENTIFICAR AS MAIS SAUDÁVEIS
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VERIFIQUE O RÓTULO –  Algumas barrinhas apresentam valor alto de açúcar que pode levar o nome de maltodextrina, xarope de glicose ou glucose. É importante verificar a quantidade de fibras (deve ser de 1 a 7g por barra) para não aumentar o índice glicêmico e favorecer o acúmulo de gordura.
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MAIS FIBRAS – Prefira as que possuem flocos ou grãos inteiros. Elas demoram mais para serem digeridas e saciam por mais tempo. Opções são as de aveia, granola, linhaça, chia, gergelim.
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COM PROTEÍNA – Ideal para pós-treino e com 10 g a 15 g de proteínas.
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SEM CHOCOLATE – Barras com chocolate costumam ter gordura saturada e hidrogenada. Prefira as com castanhas, frutas e fibras.
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Christiane Veloso
Nutricionista Clinlife
CRN 8158
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