Bebidas Isotônicas – Quando usar?

As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea através do processo osmótico, tendo a absorção muito rápida de eletrólitos. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção.

São bebidas isotônicas: o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde,etc.

É importante saber o nível do exercício físico para saber a real necessidade da utilização dessas bebidas.

Então, atletas de alto rendimento, como jogadores de futebol, chegam a perder em média três quilos, ou seja, três litros de suor, após correr 13 quilômetros em 90 minutos.

Para repor a quantidade de sódio e potássio perdidos durante uma partida, o jogador teria que tomar o suco de seis laranjas ou comer quatro bananas. Mas para absorver é necessário digerir a banana ou a laranja, e isso levaria no mínimo 40 minutos. Portanto essa reposição deve ser feita com ajuda de bebidas isotônicas, ricas em sais minerais.

Praticantes de atividade física de baixo rendimento e que praticam exercício até 1 hora, não necessitam dessa reposição com isotônicos industrializados.

Mas os praticantes de atividade física que fazem exercício aeróbico por mais de 1 hora, podem optar por um isotônico natural após o exercício – A água de coco – é rica em minerais, sendo uma bebida diurética, livre de gordura, ajudando no bom funcionamento do intestino; sua ingestão ajuda no metabolismo alimentar e aumenta a sensação de saciedade.

Essa reposição deve ser feita após o exercício para o indivíduo que tem o objetivo de perder gordura corporal, pois nos vinte ou trinta minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir isotônicos durante a atividade, devido a concentração de carboidrato presente nessas bebidas.

A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de coco possibilitam uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele. Além disso, a água de coco é a única bebida isotônica natural e livre de corantes. Segue a tabela de informação nutricional da água de coco:

Água de Coco – Tabela Nutricional – Composição para 200ml
Valor calórico………………….40 kcal
Carboidrato…………………….10g
Proteínas…………………………0g
Lipídios……………………………0g
Colesterol………………………..0g
Fibras……………………………..0g
Potássio…………………………..320mg
Fósforo……………………………10mg (0,7% R.D.A*)
Cálcio………………………………40mg (5% R.D.A*)
Sódio……………………………….40mg (3,2% R.D.A*)
Magnésio…………………………10mg (3,2% R.D.A*)

* Dose alimentar diária recomendada

No entanto, bebidas isotônicas são importantes para reposição de eletrólitos para atletas de alto rendimento, e não para praticantes de atividade física, que fazem exercício com duração menor do que 1 hora. E essa reposição deve ser feita após a atividade física e não durante para aumentar a queima de gordura corporal.

Mariana Andrade

Nutricionista Clinlife

CRN 9 – 5237

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *