Benefícios da corrida para as mulheres

Uma pesquisa americana revelou recentemente que a prática de exercícios aeróbicos, com destaque para a corrida, promove benefícios físicos e na saúde das mulheres.

Dentre os 500 participantes da pesquisa com mais de 50 anos de idade, avaliados durante 20 anos, 34% dos não-praticantes da atividade física haviam morrido, enquanto entre os corredores frequentes esse número era de apenas 15%. Esse resultado não surge por acaso. A prática de uma atividade aeróbica como a corrida traz inúmeros benefícios para o corpo, tanto do homem quanto da mulher, em todas as idades.

Para as mulheres, a corrida influencia de modo diferenciado em cada fase da vida. Para adolescentes, estimula a prática de hábitos saudáveis e exercícios, além de garantir uma vida tranqüila na velhice. Para adultas, diminui a tensão e o estresse, melhora a tolerância a esta sobrecarga, diminui riscos de doenças e facilita o gerenciamento de seu repouso e descanso. Em idosas, melhora o condicionamento físico e a autoestima, diminui riscos de ansiedade e depressão. Pode auxiliar inclusive nos possíveis tratamentos clínicos de osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade, além de prevenir riscos de queda, por melhorar o equilíbrio e a consciência corporal.

São inúmeros os benefícios da corrida. Os mais importantes estão relacionados a uma significativa redução da incidência de neoplasias ginecológicas, principalmente o câncer de mama primário e secundário. E uma diminuição do risco direto da mortalidade por eventos cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (derrame). Outros benefícios envolvem a melhoras de diversas condições clínicas como a TPM e a fibromialgia.

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