Benefícios do exercício físico para hipertensos

A mudança de estilo de vida é uma das atitudes mais importantes para quem se descobre com hipertensão arterial. A adoção de alimentação saudável e da prática de exercícios físicos é imprescindível em todos os casos.

Mas para iniciar a prática de exercícios físicos é preciso, em primeiro lugar, a consulta com um médico cardiologista para que o mesmo libere o hipertenso para a prática dos exercícios físicos.

Os exercícios físicos são uma das formas mais eficazes de redução dos níveis de pressão arterial ele traz efeitos agudos imediatos e também por longo prazo. Estudos indicam que após uma sessão de atividade física a pressão diminui e permanece abaixo dos níveis antes do exercício por, no mínimo 14h à no máximo 22 horas. Observa-se também em estudos que a realização de exercícios físicos de forma regular promove adaptações da circulação e melhoria do sistema cardiovascular, ajudando a tratar e prevenir diversas doenças desses e de outros sistemas do corpo. Praticar exercícios físicos também ajuda a controlar a pressão arterial em situações de esforço e de estresse mental.

Para quem é hipertenso, recomenda-se a prática de exercícios aeróbicos de longa duração e que envolvam grandes grupos musculares como, por exemplo, caminhar, nadar, correr, pedalar, dançar. Quem está iniciando deve começar com exercícios de intensidade mais baixa (em torno de 50 a 70% da freqüência cardíaca máxima) e para os já praticantes em torno de 60 a 80% da freqüência cardíaca máxima.

Os exercícios com peso também podem ser feitos, mas é recomendado, nesses casos, um acompanhamento personalizado para se ter um maior controle da intensidade do exercício e da pressão arterial do praticante.

Lembre-se que mesmo praticando os exercícios físicos o tratamento medicamentoso não deve ser deixado de lado a não ser pela orientação do médico.

Flávia F Simão

Educadora física Clinlife

CREF 015957-G/MG

1 comentário


  1. como faço pra tirar a banha e as estrias?

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