BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN

As proteínas do soro do leite, também conhecidas como whey protein, são extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Possuem grande aplicabilidade no esporte, devido aos efeitos sobre a síntese protéica muscular esquelética, redução da gordura corporal, assim como na modulação da adiposidade, e melhora do desempenho físico.

A sua utilização em dietas para perda de peso, é bem interessante, pois, auxilia o controle da glicemia e a preservação da massa muscular devido às altas concentrações de BCAA, e o alto teor de cálcio favorece a redução da gordura corporal.

Os exercícios físicos como os resistidos com pesos (musculação), são de extrema importância para impedir a atrofia e favorecer o processo de hipertrofia muscular, melhorando a qualidade de vida, e favorecendo o aumento do metabolismo. Pessoas fisicamente ativas e atletas necessitam de maior quantidade protéica que a estabelecida para indivíduos sedentários. As proteínas do soro favorecem a hipertrofia muscular e o ganho de força, melhora do treinamento e do desempenho físico.

A quantidade e o tipo de proteína ou de aminoácido, fornecidos após o exercício, influenciam o crescimento muscular, juntamente com uma nutrição adequada. Os aminoácidos essenciais, especialmente a leucina, são necessários para estimular a síntese protéica.

O perfil de aminoácidos do Whey Protein é muito similar ao das proteínas do músculo esquelético, fornecendo quase todos os aminoácidos em proporção similar às do mesmo, classificando-as como um suplemento anabólico.

A ingestão de uma solução contendo Whey Protein junto ao carboidrato aumenta significantemente as concentrações plasmáticas de aminoácidos essenciais como os BCAA.

Além disso, a velocidade da absorção dos aminoácidos presentes na proteína depende do tipo de proteína que compõe o Whey Protein.

Tipos de Proteínas (Whey Protein):

Concentrado – absorção lenta, tem gordura e lactose – (ideal usar antes de dormir, para aumentar os níveis de GH – hormônio de crescimento)

Isolado – extrai-se parte da gordura e da lactose, ainda precisa de um pouco de digestão para que os aminoácidos sejam absorvidos.

Hidrolisado – os aminoácidos estão mais quebrados, mais fácil digestão e absorção, livre de gordura e de lactose.

Os benefícios do whey sobre o ganho de massa muscular estão relacionados ao perfil de aminoácidos, principalmente da leucina (um importante desencadeador da síntese protéica), à rápida absorção intestinal de seus aminoácidos e peptídeos e à sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como, por exemplo, a insulina.

RECEITA COM WHEY PROTEIN (IDEAL PARA QUANDO VIER A VONTADE DE COMER DOCE)

MOUSSE PROTEICO DE MORANGO
0% açúcar 0% gordura

Rendimento: 3 porções com 20g de proteína cada

300 g de queijo cottage
1/2 xicara de leite desnatado
1/2 xicara de água quente
1 pacote de gelatina diet de morango
1 scoop de whey protein isolado de morango ou baunilha
9 unidades de morango

Dissolva a gelatina na água quente. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem cremoso. Coloque para gelar até ficar com consistência de mousse.

OPCIONAL: Fazer uma calda com morangos picadinhos e um pouco de gelatina zero diluída em água. Coloque os ingredientes na panela e deixe cozinhar um pouco. Em um copo ou taça faça camadas do mousse com a calda de morango.

Mariana Andrade

Nutricionista Clinlife

CRN -9/5237

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *